Viver

Casa da Cidade Criativa impulsiona ambição de Leiria de ser Capital Europeia da Cultura

21 jun 2020 22:33

Presidente da Câmara Municipal de Leiria considerou este domingo que a abertura da Casa da Cidade Criativa, no Centro Cívico de Leiria, constitui mais um passo na ambição da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

casa-da-cidade-criativa-impulsiona-ambicao-de-leiria-de-ser-capital-europeia-da-cultura
Casa da Cidade Criativa foi inaugurada este domingo
DR

“Esta é também uma casa que abre portas à nossa ambição de sermos Capital Europeia da Cultura em 2027”, uma “aposta que é séria, concreta e viável, e que não é um exercício de retórica, mas antes um movimento que junta, projeta, cria e constrói”, disse Gonçalo Lopes numa cerimónia restrita que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e de alguns representantes dos eleitos locais, tendo em conta as restrições impostas pela pandemia Covid-19.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Leiria, a abertura da Casa da Cidade Criativa marca um posicionamento que Leiria assume enquanto “território de criatividade, resiliência, perseverança e naturalmente qualidade, sustentada no brilhantismo de quem dá vida ao processo criativo; os nossos agentes culturais”.

“Esta cerimónia assume uma segunda dimensão simbólica. Estamos a abrir este lugar de Cultura num momento em que tentamos aprofundar, em segurança, o processo de desconfinamento, que tão grandes desafios tem colocado à nossa comunidade cultural”, realçou Gonçalo Lopes, defendendo a necessidade de desenvolver estratégias para recuperar o dinamismo do setor cultural que é já uma marca de Leiria.

Na cerimónia, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu que as “cidades que colocam a criatividade no centro da sua estratégia de desenvolvimento social, de âmbito económico e coesão territorial são sempre casos de sucesso”, endereçando os parabéns a Leiria pela abertura da Casa da Cidade Criativa.

A ministra, que antes da inauguração visitou o Projecto SERRA, disse que Leiria tem feito “um trabalho extraordinário na área da criatividade, na atração e retenção de talento”, destacando ainda a importância de Leiria integrar a rede de cidades criativas da Unesco.

“Portugal é um país com imenso talento, mas precisamos de o projectar para além das nossas fronteiras”, disse, defendendo a necessidade de colocar o talento nacional nas redes globais de criatividade, sendo a rede Unesco uma excelente plataforma para o efeito.

A candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da música, foi aprovada dia 19 de Outubro de 2019, reconhecendo o mérito das 11 bandas filarmónicas do concelho, 13 coros, 21 ranchos folclóricos e de uma multiplicidade de projectos inovadores que oferecem novas dimensões à música, seja no âmbito da educação, da saúde, do impacto social ou da arte pela arte.