Economia

Cartonarte aplica 2,5 milhões de euros para modernizar instalações e equipamentos

18 mar 2022 10:43

Director de empresa da Marinha Grande diz que é o maior investimento da sua história

cartonarte-aplica-25-milhoes-de-euros-para-modernizar-instalacoes-e-equipamentos
Projecto vai criar já dez novos postos de trabalho
DR

A Cartonarte, empresa produtora de embalagens de cartão canelado, vai investir este ano 2,5 milhões de euros para responder ao aumento da procura por parte dos seus clientes.

Em comunicado, César Santos, director-geral da empresa da Marinha Grande, explica que deste investimento, “o maior da sua história”, se destaca a instalação de uma nova linha de corte de alta precisão de fabrico suíço que, “sendo tecnologicamente a mais evoluída do mercado, constitui uma referência em termos de fiabilidade, produtividade, ergonomia e segurança”.

O projecto, que deverá estar concluído em Julho, contempla ainda a expansão física das instalações, bem como a adopção de um novo sistema de alimentação automática de matéria-prima através de transfers automáticos a partir das linhas principais.

"Na verdade, actualmente cerca de 80% da movimentação de cartão é já processada de forma completamente automatizada, libertando os colaboradores de tarefas manuais repetitivas e cansativas, possibilitando-lhes assim excelente condições de trabalho”, sublinha o director-geral no comunicado.

“De resto, o investimento mais estratégico que tem vindo a ser implementado pela Cartonarte é inequivocamente nos seus recursos humanos, com um cuidado especial no recrutamento, formação, desenvolvimento e retenção de talento, estratégia que a empresa pretende aprofundar nos próximos anos”, adianta.

Segundo César Santos, estes investimentos “vêm consolidar ainda mais” a imagem da Cartonarte (que em 2020 celebrou 50 anos) “como referência no mercado de embalagens de cartão canelado em termos de produtividade, automação e segurança, levando no imediato à necessidade de recrutamento de cerca de 10 colaboradores para diversas áreas”.