Viver

Carla de Sousa: "A imagem é a forma de me expressar poeticamente"

21 jan 2017 00:00

Uma conversa a propósito da exposição O Livro dos Desconfortos, na Arquivo Livraria.

carla-de-sousa-a-imagem-e-a-forma-de-me-expressar-poeticamente-5761

Esta exposição de fotografia patente na Arquivo Livraria não é apenas composta por fotos.
É composta pelas fotografias e por alguns livros-objecto e instalações que foram criadas para o projecto. O facto de eu ter chamado O Livro dos Desconfortos a uma exposição também pode gerar alguma confusão. Entendo que os livros não têm que ter a forma de um livro como é convencionalmente conhecida, e, portanto, podemos contar histórias sem ser num livro. Não obstante, criei para a exposição, além da história visual que está disposta na galeria, um livro-objecto onde exploro outras fotografias da mesma sessão fotográfica que abordam temas desconfortáveis.

Que desconfortos são esses?
O mote que nos fizemos durante a sessão [com a modelo Denise Alfaro Luz] foi falar de coisas desconfortáveis, quer minhas quer dela. E portanto houve uma partilha muito intensa enquanto íamos fazendo as fotografias. Assuntos que nos magoavam, que nos confortavam, porque obviamente tanto falámos de coisas boas.

E com que objectivo?
O objectivo era mesmo exploratório. Para mim, estas sessões fotográficas têm sempre um propósito muito específico, que é o de chegar ao outro, à pessoa que está para além da máscara que nós, todos os dias, envergamos perante a sociedade. Chegar ao âmago de cada um.

As fotografias pretendem retratar estados de espírito específicos, ou temas, que surgem durante as conversas?
Quando fotografo, normalmente vejo palavras. Aqui, vejo alguns desconfortos. Também vejo confortos, a vida não é feita só dedesconfortos. Desta sessão fotográfica resultou um conjunto de fotografias que teriam muitas histórias para contar. Escolhi esta minha história, que aborda temas que para mim são fulcrais, mas o Paulo Kellerman [autor de dois contos] escolheu outras fotografias, a própria Denise também [responsável por uma instalação].

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.