Saúde

Cardiologia do hospital de Leiria lança “Um Olhar para o Futuro”

26 mar 2023 17:17

Reunião científica decorre no dia 31 de Março em Leiria

cardiologia-do-hospital-de-leiria-lanca-um-olhar-para-o-futuro
A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular foi criada em 2010
DR

A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular (UHICV), que integra o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), lança “Um Olhar para o Futuro” numa reunião científica que decorre no próximo dia 31 de Março, a partir das 9 horas, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

"Pretendemos assinalar neste encontro a nossa prática ao longo de mais de uma década, juntando convidados especiais – os nossos pares – mostrando o que já conquistámos, onde nos posicionamos e onde queremos chegar", afirma João Morais, director do Serviço de Cardiologia do CHL, citado numa nota de imprensa.

Segundo o especialista, este é "um momento de balanço, mas também de partilha de vitórias, dificuldades e desafios".

A sessão de abertura fica a cargo de João Morais, e segue-se o primeiro painel intitulado “A Unidade de Cardiologia de Intervenção mais jovem do SNS – 12 anos de história”, onde se conta a evolução deste projecto e se antevê a projecção para o futuro.

Pelas 10:30 horas é transmitido um caso clínico ao vivo, pelas mãos de profissionais da Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular do CHL.

Cerca de uma hora depois, será a apresentação do tema “Via Verde Coronária e Angioplastia Primária”, seguindo-se a exposição da temática “TAVI e Intervenção Estrutural”.

A manhã termina com o debate “O Futuro das Unidades de Intervenção”.

O período da tarde começa pelas 14:15 horas com o mote “Acreditação de Centros e Formação em Cardiologia de Intervenção”, e o último painel aborda a “Terapêutica farmacológica adjuvante na Cardiologia de Intervenção”.

"Acima de tudo pretendemos com esta reunião prestar contas de uma actividade muito intensa, muito complexa, e exigente do ponto de vista tecnológico. É uma actividade em que não há lugar para falhas, em que as exigências são muito elevadas", salienta João Morais.

Para o director, o serviço pretende "crescer, seja em volume de actividade seja em diferenciação".

"É urgente a criação de uma segunda sala de Hemodinâmica que nos permita abrir o futuro. O tratamento de válvulas sem cirurgia é o grande desafio, que nos próximos dois a três anos temos de concretizar", revela.

A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular foi criada em 2010 e permitiu dotar o CHL de importantes recursos no domínio do diagnóstico e terapêutica das doenças cardiovasculares.

Este serviço permitiu optimizar o tratamento dos doentes com enfarte agudo do miocárdio, permitindo inserir o Centro Hospitalar de Leiria na rede de referenciação para tratamento desta situação, desenvolvendo a Via Verde Coronária e, desse modo, tratando localmente e em tempo útil todos os doentes da região.