Viver

Capital Europeia da Cultura: secretário de Estado diz que candidatura de Leiria representa "ambição e visão"

20 jan 2017 00:00

Miguel Honrado diz que se trata de "uma oportunidade única".

capital-europeia-da-cultura-secretario-de-estado-diz-que-candidatura-de-leiria-representa-ambicao-e-visao-5788

Presente no lançamento da programação do Leirena Teatro para 2017, esta sexta-feira, 20, no Moinho do Papel, o secretário de Estado Miguel Honrado elogiou o dinamismo cultural de Leiria e disse que a candidatura da cidade ao estatuto atribuído pela Comissão Europeia representa "ambição e visão".

O governante lembrou que "as candidaturas são avaliadas não só pela forma como as cidades em termos dos seus equipamentos culturais estão dotadas", mas também "pela forma de energia cultural, por um dinamismo cultural, que passa muito pela relação que os cidadãos podem ter com a oferta cultural" e de como ela "se integra dentro das políticas da cidade".

Segundo Miguel Honrado, "todas as cidades, e Leiria também, que estão neste momento interessadas em candidatar-se, vão trabalhar muitíssimo", mas algumas "como é o caso de Leiria, já partem de um chão que é uma base concreta, uma base sólida". E as candidaturas, acrescenta, "acabam por ser avaliadas com base nesse tipo de aspectos".

De acordo com o secretário de Estado, "Leiria tem património, projectos que demontram um dinamismo cultural assinalável, e portanto pode aspirar a esse desígnio".

Miguel Honrado lembrou também que "os processos das capitais culturais, mesmo que não se chegue ao corolário que é de facto as cidades serem consideradas capitais culturais, são muito importantes como alavancas dinamizadoras da cultura nas cidades", e portanto, "mesmo que Leiria não consiga, apesar de tudo, o trabalho a desenvolver em prol deste tipo de dinâmica é muito importante porque beneficia a cidade, beneficia os seus cidadãos".

"É uma oportunidade única", considera o governante, que diz saber que além de Leiria, também Évora já manifestou a intenção de ser Capital Europeia da Cultura em 2027. E "podem surgir outras ainda", frisou.