Sociedade

Candidato do Chega partilhou publicação que considera racismo não fazer sexo com pessoas gordas

21 mai 2021 16:19

Cabeça-de-lista à União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes apagou a publicação, depois de o JORNAL DE LEIRIA ter confrontado o presidente da distrital do Chega com o assunto.

candidato-do-chega-partilhou-publicacao-que-considera-racismo-nao-fazer-sexo-com-pessoas-gordas

Uma partilha “sem qualquer maldade” e “sem intenção de ferir susceptibilidade, até porque também sou gordo”.

É esta a explicação que José Pereira Gaio, anunciado esta quarta-feira como candidato do Chega à União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, dá para uma publicação que fez no seu perfil de facebook que considera que não fazer sexo com pessoas gordas “também é racismo”.

A publicação, com a frase “Não f#der com gordas também é racismo”, foi partilhada na quarta-feira, horas antes de José Pereira Gaio ser anunciado como candidato.

O post foi, entretanto, apagado, depois de o JORNAL DE LEIRIA ter confrontado o presidente da distrital do Chega com o assunto.

Num primeiro contacto Luís Paulo Fernandes disse desconhecer o teor da publicação, que iria “averiguar” e “tentar perceber o sentido, o alinhamento e as circunstâncias” em que foi feita.

“Respeito o direito à opinião e à liberdade de todos, mas nestas funções temos de ter certos cuidados”, alegou o líder da distrital do Chega.

Já depois de ver o conteúdo da publicação e de falar com o candidato àquela União de Freguesias, Luís Paulo Fernandes lamentou o sucedido, reconhecendo que “a colocação do '#' não dissimula nada” e que o teor do post “pode ferir susceptibilidades”.

“Falei com a pessoa em causa, que explicou que se tratou de uma republicação e não de um conteúdo criado por si. Foi feita uma chamada de atenção e o post foi apagado. Só tenho a lamentar”, acrescentou o presidente da distrital do Chega.

Ao JORNAL DE LEIRIA, José Pereira Gaio alegou que partilhou o conteúdo “sem qualquer maldade” e que não quis “ofender ninguém”.

“Percebo que agora sou figura pública. Se calhar tenho de ter um pouco mais de cuidado. Há quem veja maldade em tudo. Eu não vejo maldade em nada”, acrescentou.