Sociedade

Campanha para eleição do próximo Jovem Autarca de Pombal está em marcha

16 jan 2024 18:48

As eleições estão marcadas para 23 de Janeiro, tendo como universo eleitoral todos os alunos matriculados em escolas do concelho

campanha-para-eleicao-do-proximo-jovem-autarca-de-pombal-esta-em-marcha
Há nove candidatos a Jovem Autarca de Pombal, este ano
Fotografia: CM Pombal

Nove estudantes de vários níveis de escolaridade e escolas do concelho disputam, pela terceira vez o sufrágio para Jovem Autarca, promovido pelo Município de Pombal.

A iniciativa tem como fim dar aos jovens a possibilidade de participação mais activa nas políticas do concelho.

Os vencedores da eleição promovida entre os jovens de Pombal, dará ao mais votado o papel de porta-voz dos mais novos, além de serem corresponsáveis pela gestão de um orçamento e de criarem sinergias para concretizar um programa idealizado. 

O Jovem Autarca de Pombal é dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11.º ano de escolaridade, que residam e frequentem escolas do concelho.

Os candidatos são Carolina Ferreira Valadas, de 17 anos, aluna da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, Cristelle Gonçalves Gomes dos Santos, 15 anos, aluna da Escola Básica e Secundária da Guia, Duarte Costa Lopes, 12 anos, aluno da Escola Marquês de Pombal, Hugo Filipe da Mota Marques, de 16 anos, aluno do Colégio João de Barros, Inês Mota Ferreira, de 17 anos, aluna da Escola Secundária de Pombal, João Francisco Machado, de 14 anos, aluno da Escola Gualdim Pais, Maria José Santos Gomes, de 13 anos, aluna da Escola Gualdim Pais, Mateus Palhais Gomes, de 13 anos, aluno da Escola Gualdim Pais, e, Mayara Rosa dos Santos Estrela, de 12 anos, aluna da Escola Gualdim Pais.

A campanha eleitoral decorre até sexta-feira, dia 19 de Janeiro, realizando-se nesse dia um debate entre todos os candidatos, com início às 17:45 horas no Café Concerto (Teatro-Cine de Pombal).

As eleições estão marcadas para 23 de Janeiro, tendo como universo eleitoral todos os alunos matriculados em escolas do concelho.

O candidato com maior número de votos será o Jovem Autarca, enquanto os candidatos com o segundo e terceiro lugar serão Jovens Vereadores, constituindo o "Executivo Jovens Autarcas". Os restantes candidatos compõem a "Assembleia de Jovens Autarcas".

O mandato inicia-se a 30 de Janeiro, e terá a duração de um ano.

Clique aqui e conheça os candidatos