Sociedade

Campanha 54'': dançar contra a violência e pela igualdade de género

27 out 2020 17:43

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

A Escola de Dança Diogo Carvalho associou-se à campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, e durante 54 segundos, numa peça de dança, convida a uma reflexão sobre a igualdade de género e a violência; qualquer tipo de violência.

Esta campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.


A Escola de Dança Diogo de Carvalho nasceu em 2007 no Sport Clube Leiria e Marrazes, assumindo a sua autonomia em 2009.

Desde o início a Escola de Dança Diogo de Carvalho, EDDC, tem pugnado por um ensino de qualidade, mas também de versatilidade e de inclusão de vários públicos.

Hoje, 14 anos depois, a EDDC tem um ensino vasto, quer a nível de locais, de públicos, e de modalidades.

A EDDC tem a sua sede em Leiria, mas tem também pólos em Alvaiázere, Benedita e Santiago da Guarda. Leciona e tem protocolos, com o Jardim Escola João de Deus, Creche e Jardim de Infância O Pinóquio, Tentativa Centro de Estudos, Escola EB1 da Barreira, em Leiria, o Colégio Luso Internacional do Centro na Marinha Grande, o Jardim dos Pequeninos na Vieira de Leiria.

Conta com cerca de 350 alunos de diferentes faixas etárias, iniciando aos 3 anos, passando também a camada da juventude chegando até aos adultos que hoje já são um público expressivo da escola.
A EDDC é hoje uma Escola de Ensino Artístico Especializado, o chamado articulado, e procura cada vez mais a profissionalização do seu ensino e do seu quadro discente e docente.

A EDDC tem como base o ensino da Técnica Clássica, o dito: Ballet, proporcionando aos seus alunos de ensino livre uma formação versátil contendo como obrigatório nos diferentes níveis: dos 3 aos 8 anos a Iniciação ao Ballet e Dança Criativa; a partir dos 8 anos Técnica de Dança Clássica e Contemporânea; aos 12 anos os alunos iniciam a Técnica de Pontas e Pas de Deux.

A escola tem ainda modalidades extracurriculares, tais como, Danças Tradicionais e de Carácter, Jazz, Hip-Hop, Ginástica e Flexibilidade, Curso Pré-Profissional e aulas de Voz/Canto, Guitarra e Piano. Para os adultos a escola tem uma vasta oferta tal como o Ballet, Jazz, Contemporâneo, Hip-Hop, Afro, Latinas, Danças de Salão, Zumba, Barra de Chão, Alongamentos, Pilates, e EDDC Fit.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.