Sociedade

Camilo Barata vai hoje a sepultar

3 jan 2019 00:00

Funeral de antigo professor realiza-se às 15 horas no cemitério de Leiria.

camilo-barata-vai-hoje-a-sepultar-9655

O funeral do antigo professor, que faleceu ontem, está marcado para as 15 horas de hoje. O corpo está, desde ontem, em velório na casa mortuária de Leiria. Será daí que partirá para o cemitério de Leiria, onde será sepultado.

Camilo Fialho Barata, antigo professor, caricaturista e dirigente associativo, faleceu, esta quarta-feira, um dia antes de completar 65 anos, no hospital de Leiria onde estava internado há algumas semanas.

Nasceu em 1954, na clínica da fábrica da Maceira-Liz, “às mãos do doutor Luís Schreider Bandeira”, como recordou em 2014, em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA.

Neto e filho de tipógrafo, fundadores da Topografia Barata, formou-se em Economia. Deu aulas de Matemática e Ciências, tendo efectivado no Agrupamento de Escolas de Marrazes, em Leiria, onde foi também director e integrou a Direcção liderada por José Violante.

Pertenceu a várias associações culturais da cidade, como o Ateneu e o Grémio, e colaborou com os jornais locais, nomeadamente com o JORNAL DE LEIRIA, onde assinou a rubrica Álbum de Recordações, com a publicação de fotografias que retratavam personagens e histórias da sua cidade. Era, aliás, detentor de uma importante colecção de fotografias sobre Leiria.

Pertenceu também ao executivo da Junta de Freguesia de Leiria, onde foi “braço direito” de Cabrita Franco, o histórico socialista falecido no ano passado. Vivia, há vários anos, no Pedrógão, a sua praia de eleição, onde se refugiou após a aposentação.