Covid-19

Câmaras realizam testes à Covid-19 a membros das mesas de voto

22 jan 2021 16:55

Marinha Grande, Pombal, Batalha e Porto de Mós são algumas delas

camaras-realizam-testes-a-covid-19-a-membros-das-mesas-de-voto
Na Marinha Grande, acção está a decorrer no Edifício da Resinagem
DR

 

Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós e Pombal são algumas das Câmaras que estão a testar, ou que se preparam para testar, membros das mesas de voto, com o objectivo de dotar de maior segurança o exercício deste dever cívico.

A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar durante o dia de hoje, 22 de Janeiro, no Auditório do Edifício da Resinagem, testes rápidos à Covid-19 a cerca de 200 pessoas que vão estar nas mesas de voto do concelho, nas eleições presidenciais que se realizam no próximo domingo.

Esta medida, informa a Autarquia, é levada a cabo em estreita colaboração com o Centro de Saúde da Marinha Grande e visa assegurar que todos os intervenientes que vão estar a trabalhar no processo eleitoral, no dia 24 de Janeiro, não estão infetados com Covid-19, permitindo aos votantes um acto seguro.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, explica que, deste modo ,“damos a tranquilidade às pessoas que vão votar, sabendo que todos os membros da mesa não estão contaminados".

"Nós gostaríamos que as pessoas pudessem estar tranquilas no exercício do seu direito cívico de voto e estamos a fazer tudo para que essa tranquilidade venha a acontecer, para que as pessoas votem em segurança e sem medo", acrescenta.

Na próxima semana, a Câmara Municipal, em colaboração com o Centro de Saúde, vai testar cerca de 70 funcionários do Município que se encontram a realizar funções presenciais, acção que vai decorrer a partir de segunda-feira, 25 de Janeiro, no Gabinete Médico, sito nos Estaleiros Municipais.

A Câmara Municipal da Batalha, como medida de reforço da segurança das operações eleitorais previstas para o próximo domingo, decidiu disponibilizar testes rápidos a todos os membros das mesas eleitorais, assegurando também uma mensagem de confiança à participação dos eleitores nas eleições presidenciais.

Prevê-se a realização de cerca de 100 testes, a realizar no espaço municipal adaptado a centro de testes, a funcionar desde 15 junho 2021, e que tem serviço para apoio e testagem da população, escolas, instituições sociais e empresa, tendo já realizado mais de 10 mil testes à Covid-19.

Os testes disponibilizados serão todos realizados até amanhã, dia 23 de Janeiro, véspera das eleições presidenciais.

A Câmara Municipal de Pombal também vai disponibilizar amanhã, sábado, testes rápidos à Covid-19 a todos os elementos envolvidos nas eleições. A medida, a cargo de equipas de enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa, e resultante de uma articulação com todas as Juntas de Freguesia do concelho, irá realizar-se durante todo o dia de sábado nas instalações do centro municipal de exposições Expocentro e abrangerá, não só os 305 membros das mesas de voto, mas também todos os envolvidos no processo eleitoral, designadamente os colaboradores que prestam apoio ao ato eleitoral.

Na eventualidade de ser detetado algum agente eleitoral contaminado pelo SARS-CoV-2, o mesmo será substituído, ficando impedido de participar no processo eleitoral. Serão também testados todos os elementos que participaram na recolha de votos antecipados, quer por mobilidade, quer por confinamento obrigatório.

Também numa perspectiva de prevenção, e por forma a garantir que o processo eleitoral do próximo domingo dia 24 de Janeiro decorra com a maior normalidade, o Município de Porto de Mós elaborou planos de contingência para todos os locais de voto.

Para estas eleições e de acordo com as recomendações do Ministério da Administração Interna, foi aumentado o número de mesas de voto para permitir uma redução de eleitores por mesa; igualmente, de acordo com a referida recomendação, foram mantidos a generalidade dos locais de votação de anos anteriores, com excepção de Pedreiras, que devido ao aumento do número de mesas foi decidido com a Junta de Freguesia uma nova localização (Salão Paroquial).

No próximo sábado serão efetuados testes a todas as pessoas que integram as mesas de voto, bem como a todos os que estarão ligados de alguma forma ao processo eleitoral.

Após a conclusão das eleições, os espaços serão devidamente higienizados e desinfetados por uma equipa com formação para o efeito e com recurso a equipamentos e produtos devidamente homologados.

"Este processo está a ser cuidadosamente conduzido em conjunto com as Juntas de Freguesia, garantindo um empenho total para que tudo corra sem qualquer constrangimento", salienta esta Autarquia.