Sociedade

Câmara de Pombal pede sugestões para requalificar parque verde

28 jan 2021 16:27

Parque verde do Vale da Sobreira, em Mata Mourisca, vai ser requalificado e ampliado. O Município de Pombal tem em curso um processo participativo para reunir ideias. 

camara-de-pombal-pede-sugestoes-para-requalificar-parque-verde
Parque passará dos actuais 9.000 para 12.850 metros quadrados.
CM Pombal

São quase 13 mil metros quadrados de área intervencionar, com zonas aborizadas e equipamentos de lazer e para actividades desportivas. O parque do Vale da Sobreira, em Mata Mourisca, Pombal, vai ser requalificado e ampliado. Para tal, a Câmara Municipal conta com as ideias e sugestões dos munícipes, tendo iniciado um processo participativo. 

O objectivo, explica uma nota de imprensa da Autarquia, é “reunir as sugestões e as ideias dos cidadãos para aquele espaço, tendo em conta as suas experiências, exigências e percepções sobre os elementos importantes a incluir no projecto”.

As propostas poderão ser apresentadas, até dia 28 de Fevereiro, através de um formulário disponível no portal do Município (www.cm-pombal.pt). “Todas as participações serão analisadas e ponderadas pela equipa projectista que terá sob a sua responsabilidade o desenvolvimento do respectivo projecto”, promete a Câmara. 

A área de intervenção tem 12.850 metros quadrados, que corresponde ao parque já existente (9 000m2) e uma zona de expansão (3 850m2). 
Além de uma vasta área arborizada, onde se destaca “um maciço de choupos”, o parque é atravessado por um ribeiro e valas e dispõe ainda de uma bacia de retenção de água.

Em termos de infra-estruturas, pedem-se sugestões para as várias utilizações do parque: espaço verde; actividades de lazer e de recreio (piqueniques, convívio, reuniões, parque infantil); prática desportiva (piscina, campo de jogos) e circuitos pedonais. 

A abordagem à área de intervenção deverá também ter em conta a “estrutura verde arbórea, infra-estrutura hídrica; estruturas edificadas pré-existentes (antigo lagar de azeite); mobiliário e equipamentos; bolsa de estacionamento; acessos rodoviários e pedonais e paisagem envolvente”, refere a nota da Câmara. 

“Esta é uma oportunidade para requalificar tudo aquilo que até hoje já existe no Parque de Lazer do Vale da Sobreira, mas simultaneamente para pensarmos naquilo que no futuro deve constituir uma nova modernidade e funcionalidade para este espaço”, refere o presidente da Câmara, Diogo Mateus. Citado no comunicado do Município, o autarca frisa a importância de “contar com a colaboração e as ideias de todos”.