Economia

Câmara de Pombal compra edifício da Associação de Industriais de Pombal

5 jul 2022 16:39

Espaço irá servir como unidade de apoio à instalação de empresas e de clusters no concelho

camara-de-pombal-compra-edificio-da-associacao-de-industriais-de-pombal
Edifício da AICP no Parque Manuel da Mota
CM Pombal

A Câmara Municipal de Pombal aprovou ontem, segunda-feira, dia 4 de Julho, a aquisição das instalações da Associação de Industriais do Concelho de Pombal (AICP) e Centro de Apoio à Indústria.

Segundo uma nota da autarquia, o investimento, no valor de 350 mil euros, "visa essencialmente a salvaguarda do interesse público".

Segundo a Câmara, a proposta, que já tinha sido abordado em reunião do executivo municipal em Novembro, devido à venda judicial em que foi apresentada uma proposta por parte de uma empresa de obras públicas sediada na Batalha. O processo causou mesmo um diferendo, entre a AICP e a referida empresa na semana passada.

"Atendendo que o referido edifício foi construído com o objectivo específico de potenciar o desenvolvimento de serviços de apoio ao tecido empresarial do concelho de Pombal, tendo sido afecto a essa função ao longo dos últimos 20 anos, considerou a autarquia que, no âmbito das atribuições que lhe são cometidas por lei, lhe caberia assegurar que o mesmo mantivesse aquela afectação", pode ler-se no documento enviado às redacções.

Assim, a autarquia apresentou recurso, pedido a anulabilidade da venda, já que o regulamento do Parque Industrial Manuel da Mota define que só serão permitidos negócios jurídicos de transmissão de propriedade autorizados, pela câmara.

A autarquia pretende agora instalar ali um espaço de articulação com as estruturas diplomáticas com as organizações empresariais ou sectoriais para captação de investimento nacional e estrangeiro, promover a instalação de empresas no concelho e de promoção de “clusters” económicos concelhios.

O edifício conta uma área de 8.640 metros quadrados, dispõe de cinco gabinetes de trabalho, oito salas de formação, uma sala de reuniões, um auditório de 100 lugares e um espaço polivalente.