Sociedade

Câmara de Pombal atribui Medalha de Honra a Salgueiro Maia

16 abr 2024 13:57

Capitão de Abril será ainda homenageado com um mural

camara-de-pombal-atribui-medalha-de-honra-a-salgueiro-maia

A Câmara de Pombal aprovou por unanimidade atribuir, a título póstumo, a Medalha de Honra ao capitão de Abril Salgueiro Maia.

Segundo uma nota do Município de Pombal, a deliberação reconhece a “exemplar conduta cívica, elevado grau de compromisso com a causa pública" de Salgueiro Maia e por ter sido "um dos principais impulsionadores da democracia em Portugal”.

A proposta destaca também a “importância que Fernando José Salgueiro Maia teve na comunidade pombalense, cidade onde viveu grande parte da sua adolescência e onde reuniu um grupo sólido de amigos para a vida e descobriu paixões”.

“Pombal é talvez o local do meu segundo nascimento, pois foi aí que rompi a casca para viver noutra dimensão”, afirmou Salgueiro Maia, frase recordada agora pela autarquia, que considera um "genuíno testemunho da importância de Pombal na construção do seu percurso de vida e onde fundou os alicerces que o tornariam no mais puro dos heróis de Abril, tornando-se uma das personalidades mais marcantes da história da democracia em Pombal”.

A Medalha de Honra deverá ser entregue à viúva Natércia Salgueiro Maia, numa cerimónia solene, prevista para o dia 1 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no mesmo dia onde será inaugurado um mural igualmente de homenagem a Salgueiro Maia, de autoria do artista plástico João Ribeiro, junto ao seu busto.

Segundo a câmara, o dia 1 de Maio “tem um significado especial, já que foi o dia em que, apenas uma semana decorrida da revolução do 25 de Abril, em 1974, Pombal recebeu a visita de Salgueiro Maia naquela que foi a maior manifestação popular da história portuguesa”.

A “forte ligação” de Salgueiro Maia a Pombal levou-o a querer celebrar “aquele importante acontecimento com os pombalenses que o receberam entusiasticamente pelas ruas da cidade, com a presença do seu ‘companheiro de armas’ Ferreira da Silva, capitão de Abril, nascido e criado no concelho de Pombal”.