Sociedade

Câmara de Ourém avança com concurso para concluir obras na estrada da Ribeira

1 mar 2016 00:00

Estrada foi recentemente alvo de obras mas mantém-se fechada.

camara-de-ourem-avanca-com-concurso-para-concluir-obras-na-estrada-da-ribeira-3209
Maria Anabela Silva

A Câmara de Ourém deverá aprovar, na próxima sexta-feira, a abertura de um concurso público para a reparação da estrada da Ribeira, que recentemente foi alvo de obras, mas que está intransitável.

Sem se comprometer com prazos, o presidente do município, Paulo Fonseca, adiantou ontem, durante a sessão da Assembleia Municipal, que o concurso será “relativamente rápido”.

O autarca reconheceu ainda “falhas” na estratégia utilizada para a requalificação da via, muito utilizada nas ligações entre o Norte do concelho e Leiria. Inicialmente, foi decidido que a intervenção seria feita em duas fases.

A primeira fase, no valor de 135 mil euro, foi executada por ajuste directo e, segundo Paulo Fonseca, contemplou trabalhos de “saneamento da estrada”, com a criação de passagens hidráulicas e alcatroamento dos troços mais degradadas, deixando de fora a construção de valetas.

Tal como o JORNAL DE LEIRIA noticiou na última edição, as chuvas intensas que se fizeram nas primeiras semanas deste ano, acabaram por provocar desmoronamentos de terra. Além disso, o trânsito de camiões na via durante as obras degradou ainda mais os troços não intervencionados.

A estrada reabriu a 15 de Janeiro, mas “bastaram três dia de intempérie para ficar completamente degradada”, frisou Filipe Batista, presidente da Junta de Espite, durante a Assembleia Municipal, considerando que seria “uma vergonha” reabrir a via naquelas condições. A estrada foi de novo fechada e assim ficará até à execução de novas obras.