Economia

Câmara de Leiria vai criar Bolsa de Emprego

22 out 2020 18:23

Entre Agosto e Setembro, Gabinete de Inserção Profissional do Município recebeu perto de uma centena de inscrições

camara-de-leiria-vai-criar-bolsa-de-emprego
Medida deverá ser lançada brevemente
DR

“Nas próximas semanas vamos investir na criação de uma Bolsa de Emprego de modo a conseguirmos dar resposta a quem procura emprego, mas também às entidades empregadoras que procuram determinados perfis profissionais e, portanto, temos todo o interesse que instituições e empresas possam partilhar connosco as suas ofertas de emprego”, adiantou hoje em comunicado Catarina Louro, vereadora do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Leiria.

“Acreditamos que através do Gabinete de Inserção Profissional conseguimos apoiar munícipes e empresas a fazer correspondência entre as necessidades de uns e outras”, salientou.

A autarca adiantou a medida, contextualizando-a num momento em que se perspectiva “uma forte contracção da economia, em resposta às consequências geradas pela pandemia Covid-19”.

Só no período de um mês, entre Agosto e Setembro, foram registadas 95 inscrições no Gabinete de Inserção Profissional do Município. “Representa uma adesão inesperada mas que, de facto, se enquadra na actual conjuntura económica”, considerou a vereadora.

O Gabinete de Inserção Profissional é um espaço criado pelo Município de Leiria em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o objectivo de apoiar gratuitamente jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção/reinserção no mercado de trabalho.

Encontra-se em funcionamento no espaço Start up, no Mercado de Sant’Ana.

“O Gabinete de Inserção Profissional tem desenvolvido um trabalho fundamental numa altura em que a taxa de desemprego tem vindo a aumentar no concelho”, avançou Catarina Louro.  “Nos últimos meses, reestruturámos o Gabinete, dotando-o de mais recursos, encetámos contactos com outras respostas e projectos já existentes no terreno e temos conseguido chegar aos/às desempregados/as, apoiando-os/as nas diversas fases e levando-lhes as informações e os esclarecimentos que necessitam”, acrescentou.

Além de apoiar a procura activa de emprego, o Gabinete promove a captação e divulgação de ofertas de emprego; a divulgação de medidas de emprego; formação profissional e empreendedorismo; encaminhamento para acções promotoras de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego.

Promove ainda o apoio ao recurso dos serviços online do IEFP; o encaminhamento e pré-selecção de candidatos para entidades empregadoras; faculta informações sobre as medidas de apoio à contratação e estágios e, promove acções de informação sobre as medidas activas de emprego e formação.