Desporto

Caldas vs Benfica: a bonita história de futebol que se escreve na ‘Mata Encantada’

14 out 2022 17:21

Emblema centenário das Caldas da Rainha 'remou contra a maré' para enaltecer a festa do futebol. Caldas e Benfica enfrentam-se este sábado, a partir das 20:45, para a Taça de Portugal

.
.
Caldas Sport Club
.
.
.
.
Patrícia Carreira Gonçalves

Dizem que “é na 'Mata Encantada' que se escrevem as histórias mais bonitas”. E há uma direcção, uma equipa e uma legião de adeptos que acreditaram e lutaram por mais uma bonita página nesta história centenária do Caldas Sport Clube.

O sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal definiu que o Benfica jogava nas Caldas da Rainha, os mais cépticos apontaram alternativas que permitiriam ter mais adeptos (e uma generosa receita de bilheteira), mas o emblema 'remou contra a maré' para manter o jogo em casa.

Pediram uma alteração na última jornada do campeonato, substituíram o relvado e trabalharam em conjunto com o município e as autoridades para melhorar as condições de segurança. Muito trabalho, investimento e reuniões depois, confirma-se: o Caldas Sport Clube enfrenta o Benfica amanhã, sábado, às 20:45 horas, no Campo da Mata.

A decisão firme de manter o jogo em casa dividiu opiniões, mas conquistou os habitantes do concelho e os adeptos dos ‘pelicanos’. Nas redes sociais, replicaram-se mensagens e partilhas de “orgulho pela decisão”, de enaltecimento perante o “trabalho da direcção e do clube” e de congratulação pelo “exemplo do puro futebol e da verdade e conceito da Taça de Portugal”.

“Este estádio foi feito para ser escrito com histórias bonitas e isto pode vir a ser mais uma história bonita a ser escrita no clube”, afirmou o capitão da equipa, na conferência de imprensa realizada ontem.

“Temos trabalhado bem durante a semana para preparar o jogo, sabemos das dificuldades, sabemos que as hipóteses de passar a eliminatória são reduzidas, mas temos hipóteses e é nessas hipóteses que nos vamos agarrar para tentar fazer tudo para passar. Queremos, acima de tudo, deixar os nossos adeptos e a direcção do clube orgulhosos”, acrescentou Thomas Militão.

Para o treinador da equipa, o importante é conseguir, “acima de tudo, uma grande festa”. “Estádio cheio, isso é certo. Espero que [a equipa] consiga disputá-lo e ganhá-lo, ainda que a probabilidade seja mais reduzida”, afirmou José Vala na mesma conferência.

Garantindo que “o estádio está mais que preparado”, sublinhou que esta 'palco' “já recebeu uma meia-final da Taça e já teve jogos provavelmente com gente a mais onde não aconteceu nada”. “Nos jogos em que o Caldas ganhou aconteceu uma enorme festa, no jogo em que o Caldas perdeu aconteceu uma enorme festa”, apontou José Vala.

Sobre o jogo, o técnico afirmou que vai apostar no contra-ataque e espera contar com a ajuda dos “astros”. Bem-disposto e confiante, ainda agradeceu ao Benfica por terem um relvado novo e admitiu preferir que o Rafa jogasse pela sua equipa.

Já do lado dos encarnados, mantém-se a garantia de “dar o melhor para ganhar em todas as competições”.

“Queremos jogar um bom jogo, de forma inteligente, mas se for difícil também estamos preparados para isso”, sublinhou Roger Schmidt na antevisão do jogo.

A enfrentar uma formação da Liga 3, o técnico não descarta a possibilidade de fazer “algumas mudanças na equipa”, garante haver sempre respeito pelo adversário e até confirma que já o analisou. “Tal como analisámos o PSG para a Liga dos Campeões, analisámos o adversário que temos na Taça de Portugal. Sabemos como joga, sabemos tudo o que precisamos de saber sobre esta equipa. Nestes jogos, eles normalmente também ajustam um pouco o seu comportamento em face da equipa que defrontam. Temos de estar preparados para a possibilidade de jogarem de forma algo diferente”, explicou.

Nos últimos 25 anos, as águias ergueram a Taça de Portugal três vezes. Os pelicanos guardam na história a meia-final da Taça de Portugal que disputaram na época 2017/18, onde perderam com o Aves.

O último encontro entre Caldas Sport Clube e Benfica no Campo da Mata aconteceu há 61 anos, a 26 de Novembro de 1961, com uma vitória encarnada por 5-3 na primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Os bilhetes para o jogo que se realiza este sábado, com preços entre 10 e 20 euros, esgotaram em poucas horas.