Sociedade

Caldas da Rainha organiza vigília do Dia de Memória Trans

20 nov 2022 10:00

Iniciativa visa evocar “memória de todas as pessoas 'trans' mortas pela violência transfóbica”. Realiza-se este domingo, pelas 21 horas.

caldas-da-rainha-organiza-vigilia-do-dia-de-memoria-trans
Dia da Memória Trans assinala-se a 20 de Novembro
DR

Caldas da Rainha vai assinalar o Dia de Memória Trans com uma vigília “por todas as pessoas trans mortas pela violência transfóbica”, a realizar este domingo, pelas 21 horas. A concentração decorrerá na zona do Céu de Vidro”, que faz a ligação entre o Largo Rainha D. Leonor e o Parque D. Carlos.

A organização está a cargo de um grupo de activistas, que se intitula Caldas em Marcha. “É um dia que marcamos em memória de todas as pessoas trans mortas pela violência transfóbica, celebrando as suas vidas, fazendo o luto da sua perda”, refere um comunicado da organização, que cita dados segundos os quais, este ano, há registo de 327 pessoas trans assassinadas.

“Saímos às ruas porque não esquecemos as vidas tiradas a tantas pessoas trans. Queremos marcar a sua presença através da nossa presença. Da presença de todos os nossos corpos em luto, mas vivos, resilientes, desobedientes e unidos”, salienta o manifesto da vigília.