Sociedade

Cadastro simplificado ainda só localizou 5% dos terrenos na região

24 mai 2022 12:00

Dos 964 mil prédios rústicos existentes nos 11 concelhos da região que aderiram ao Balcão Único do Prédio ainda só foram registados 46 mil. Processo decorre até final de 2023.

cadastro-simplificado-ainda-so-localizou-5percent-dos-terrenos-na-regiao
Figueiró dos Vinhos é o 6.º concelho do País com mais registos através do BUPi
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Devagar… Devagarinho. Assim anda o processo de cadastro simplificado que arrancou, em 2017, primeiro como projecto-piloto em dez concelhos do Pinhal Interior Norte afectados pelos grandes incêndios desse ano, e depois alargado a todo o País, com o intuito de “conhecer o território português”.

Neste momento, são já 11 os concelhos da região (distrito de Leiria e Ourém) que aderiram ao Balcão Único do Prédio (BUPi), a plataforma que permite aos proprietários de terrenos rústicos mapear e registar, de forma gratuita, as suas parcelas.

De acordo com dados disponíveis no site do BUPi, nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Ourém existem cerca de 946 mil matrizes rústicas. Destas, foram, até ao momento, georreferenciadas, e consequentemente registadas na conservatória, pouco mais de 46 mil, o que representa, menos de 5% do total.

Castanheira de Pera, que a par de Figueiró dos Vinhos e de Pedrógão Grande, esteve incluído na fase piloto, é o concelho da região com maior percentagem de matrizes já identificadas e georreferenciadas (35% de um total de 21.886). Em termos absolutos, Figueiró dos Vinhos lidera, com mais de 11 mil registos já efectuados, ocupando o sexto lugar a nível nacional, num ranking liderado por Proença-a-Nova, concelho também incluído no projecto-piloto.

Pedrógão Gran

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ