Viver

Books & Movies. Rita Ferro, Fernando Ribeiro e cinema a 360 graus

13 out 2023 11:35

Festa do livro e do filme também inclui dança e teatro e ocupa o fim-de-semana em Alcobaça

books-and-movies-rita-ferro-fernando-ribeiro-e-cinema-a-360-graus
Encontro com leitores esta sexta-feira, depois das 18:30
José Cardigos Bastos

Prossegue em Alcobaça a nova edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que já hoje, sexta-feira, tem em agenda a apresentação do livro Brevíssimo Dicionário dos Snobs – Lisboa, Cascais e Muito Mais, da autoria de Rita Ferro, que vai estar à conversa com os leitores, numa sessão com início às 18:30 horas.

Logo à noite, depois das 21 horas, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, a companhia de dança Amálgama leva a palco o espectáculo Antologia Branca: Homenagem aos Poetas, em que a dança, a música e a poesia se inspiram na obra de Mário Cesariny, Natália Correia, Proust e Eugénio de Andrade.

No sábado, 14 de Outubro, entre as 10 e as 16:30 horas, o Polidesportivo do Centro Escolar de Alcobaça acolhe a experiência de cinema Hemispherium Viajante, proporcionada pelo Centro Ciência Viva de Coimbra, uma sala hemisférica onde os filmes são projectados a 360 graus num tecto em formato de cúpula. Repete no domingo.

Também amanhã, mas no Museu do Vinho, pelas 15 horas, decorre o recital de poesia e harpa Eugénio de Andrade e os seus Conterrâneos, com André Gago e Emanuela Nicoli.

Pelas 21:30 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, a Remo Produções apresenta a peça Ré.Medéia, no contexto do Ao Teatro! José Carlos Saramago Festival. Um espectáculo a partir da adaptação poética de Sophia de Mello Breyner para Medéia, de Eurípides.

No domingo, o destaque é a apresentação por Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell radicado em Alcobaça, do romance Café Kanimambo – na Pastelaria Alcoa, às 18:30 horas.

Durante o fim-de-semana, a programação do festival inclui ainda, entre outras iniciativas, a presença dos autores e criadores Mafalda Borges Soares, António Pedro Vicente, Joana Silva e Ricardo Martins.

Quatro centenários são celebrados na nona edição do Books & Movies: os nascimentos de Natália Correia, Eugénio de Andrade e Mário Cesariny e os 100 anos da Walt Disney Company.