Sociedade

Bombeiros da região com novas ambulâncias do INEM

25 nov 2019 17:00

Voluntários do Bombarral, Fátima e Óbidos e Municipais de Leiria entre as 75 corporações do País contempladas com novas viaturas.

bombeiros-da-regiao-com-novas-ambulancias-do-inem

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral, de Fátima e de Óbidos e os Municipais de Leiria vão dispor de novas ambulâncias do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

Os protocolos para a renovação das viaturas, afectas aos Postos de Emergência Médica do INEN, foram assinados este sábado, numa cerimónia realizada em Torres Novas, que foi presidida pela ministra da Saúde, Marta Temido.

Segundo o INEM, os protocolos celebrados com 75 entidades traduzem-se num investimento total superior a 3,7 milhões de euros e têm como objectivo “melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência - 112”.

Cada corporação receberá uma tranche no valor de 50 mil euros com vista à aquisição da viatura. A essa verba, acrescem 9.750 euros, para manutenção mecânica e realização do seguro automóvel, com cobertura de danos próprios durante o tempo de vigência do protocolo, oito anos.

Numa nota de imprensa, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima explica que a nova ambulância substituirá a que está de serviço, que já conta mais de 640 mil quilómetros. Para Amorim Gonçalves, presidente da Direcção da corporação, esta substituição tratava-se "de uma necessidade premente". "Este protocolo vem melhorar a operacionalidade no socorro à população, por ser uma viatura nova, com equipamento novo e mais actual", afirma.