Desporto

Bombarral recebe Campeonato Nacional de Estrada para camadas jovens

2 ago 2022 12:17

Juvenis, cadetes e juniores vão pedalar, este fim-de-semana, pelos títulos de campeões nacionais

bombarral-recebe-campeonato-nacional-de-estrada-para-camadas-jovens
Agosto é um mês de referência para o ciclismo português
FPC

O Bombarral vai dar o ‘tiro de partida’ a uma série de competições das camadas jovens que se realizam num mês de referência para o ciclismo português.

“Agosto é mês de Volta a Portugal, mas também é altura de ciclismo jovem”, enaltece a Federação Portuguesa de Ciclismo que promove, este fim-de-semana, no concelho do distrito de Leiria, o Campeonato Nacional de Estrada para juvenis, cadetes e juniores.

O programa da competição, divulgado em comunicado de imprensa, começa no sábado com os Campeonatos Nacionais de Juvenis, a novidade da época desportiva que espelha a aposta da federação na categoria etária de ligação entre as escolas e a competição.

Os primeiros campeões nacionais de juvenis, tanto no sector masculino como no feminino, serão conhecidos na tarde de sábado.

Ao início dessa tarde, às 14h00, inicia-se a prova de fundo juvenil, com 21 quilómetros.

Noventa minutos depois arrancam os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio onde os cadetes de ambos os géneros e as juniores vão pedalar ao longo de 9,3 quilómetros.Os juniores masculinos terão por diante um exercício individual de 11,9 quilómetros.

Domingo está guardado para as provas de fundo.

Os cadetes arrancam às 9:30 horas para uma corrida de 78 quilómetros, resultante de quatro voltas ao circuito desenhado em redor do Bombarral. Já os juniores partem às 15:00 horas para completar 117 quilómetros (seis voltas).

Os Campeonatos Nacionais são o ponto de partida de uma série de competições de referência para as camadas jovens que se realizam em Agosto.

Entre os dias 19 e 21, corre-se a 14.ª Volta a Portugal de Cadetes e, em simultâneo, a edição de estreia da Volta a Portugal Feminina Sub-19.

Pouco depois, de 25 a 28, realiza-se a 16.ª Volta a Portugal de Juniores.