Sociedade

Bispo de Leiria-Fátima recebeu lista com cinco nomes de suspeitos de abusos

11 mar 2023 19:58

Entre os cinco nomes, há três padres já falecidos e um leigo que, entretanto, foi dispensado de funções "por precaução".

bispo-de-leiria-fatima-recebeu-lista-com-cinco-nomes-de-suspeitos-de-abusos
D. José Ornelas promete "tolerância zero" aos casos de abuso
DR

A lista entregue a bispo de Leiria-Fátima pela Comissão Independente para o estudo dos abusos na Igreja contém cinco nomes, entre os quais o de três sacerdotes já falecidos.

Em comunicado, assinado pelo vigário-geral, a diocese revela ainda que, entre os nomes, há o de um leigo, que, entretanto, foi afastado das funções que desempenhava na Igreja. Sem especificar o tipo de actividade desempenhada, o comunicado refere que se trata de uma dispensa "por precaução".

Da lista consta ainda o nome de um outro leigo, "cuja identificação não está cabalmente determinada", mas poderá ser de alguém que também já tenha morrido.

No comunicado que acaba de chegar às redacções, o vigário-geral garante que os os dados constantes da lista entregue pela equipa de Pedro Strecht foram "devidamente confrontados" com os elementos que existiam na diocese e que houve "uma investigação adicional", da qual resultaram as conclusões agora reveladas,

O padre Jorge Guarda assegura ainda que a diocese, incluindo a sua Comissão de Protecção de Menores e de Adultos Vulneráveis e "todos" os organismos que a compõem, "continuam empenhados" na tarefa de "acolher, escutar e acompanhar as vítimas e em prevenir e tratar devidamente qualquer forma de abuso", adoptando uma "atitude de tolerância zero" perante este tipo de casos.