Sociedade

Bilhota Xavier recebe medalha de mérito da Ordem dos Médicos

3 abr 2022 17:51

Distinção atribuída este domingo ao pediatra de Leiria, no congresso da Ordem dos Médicos

bilhota-xavier-recebe-medalha-de-merito-da-ordem-dos-medicos
Ordem dos Médicos distinguiu vários profissionais
DR

O pediatra Bilhota Xavier foi hoje agraciado com uma medalha de mérito pela Ordem dos Médicos.

A distinção decorreu esta tarde durante o congresso da instituição, em Lisboa, evento que além do debate sobre a evolução da medicina e da saúde incluiu uma homenagem aos médicos que “se distinguiram pelo seu trajecto humano e profissional”.

Médicos que, diz a Ordem, “contribuíram de forma relevante, com a sua actividade e mérito pessoal, para a dignificação da profissão e da medicina portuguesa”, como é o caso deste profissional de Leiria.

Bilhota Xavier foi durante 25 anos director do Serviço de Pediatria do hospital de Leiria, instituição da qual saiu em meados de 2020 por motivos de aposentação.

Natural da Guarda, iniciou a carreira no serviço médico à periferia. Esteve depois cerca de dez anos no Hospital Pediátrico de Coimbra, antes de ingressar no hospital de Leiria, onde chegou quando estavam a ser projectadas as novas instalações.

Desempenhou, ao longo da sua carreira, vários cargos, entre os quais o de presidente da Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente (2009-2014).

Na hora de deixar o serviço público, Bilhota Xavier mostrou-se “orgulhoso” pela forma como o Serviço de Pediatria do denominado Centro Hospitalar de Leiria (CHL) “foi crescendo”, até se tornar uma unidade com “grande maturidade”.

Numa declaração enviada ao JORNAL DE LEIRIA aquando da sua aposentação, o CA do CHL expressava “o agradecimento e reconhecimento em ter tido o privilégio de poder contar com um profissional de excelência como o Dr. Bilhota Xavier ao longo de tantos anos”.

Além das “comprovadas qualidades clínicas”, destacava ainda “a sensibilidade de um homem de causas cujos valores e sentido de missão vão muito além do seu trabalho como médico pediatra”.

Exemplo disso foi “o profícuo e resistente trabalho desenvolvido” como presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do CHL, conduzindo o processo da acreditação pela Joint Commission International.