Sociedade

Bilhota Xavier distinguido com Prémio Carreira  pela Sociedade Portuguesa de Pediatria

7 set 2022 09:42

Médico de Leiria reconhecido pelo “elevado mérito das suas actividades na prática clínica, no ensino e formação”. Prémio será entregue no final de Outubro. 

bilhota-xavier-distinguido-com-premio-carreira-pela-sociedade-portuguesa-de-pediatria
Bilhota Xavier foi durante 25 anos director do Serviço de Pediatria do hospital de Leiria

Um “privilégio” e uma “honra” é como Bilhota Xavier classifica a distinção da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), que anunciou, esta terça-feira, a atribuição do Prémio Carreira ao médico, natural da Guarda, mas há muito radicado em Leiria.

No site, a SPP explica que o prémio destina-se a distinguir pediatras “como reconhecimento pelo elevado mérito das suas actividades na prática clínica, no ensino e formação, na investigação, ou em qualquer combinação das mesmas na área da pediatria”. 

Este ano, essas qualidades vão ser reconhecidas ao antigo director do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria. A entrega do prémio acontecerá durante o Congresso Nacional de Pediatria, agendado para o dia 28 de Outubro, na Alfândega do Porto.

“Este ano e por votação dos pediatras portugueses, foi-me atribuído este prémio que muito me honra e que considero ser um privilégio”, diz o médico, numa publicação que fez na sua página de Facebook. 

No texto, Bilhota Xavier partilha os méritos pelo prémio com todos aqueles com quem trabalhou durante a sua carreira. “Deve-se, em muito, a todos os profissionais com quem trabalhei em complementaridade ao longo de 45 anos de profissão e a todos os pais e crianças que me ajudaram a ser melhor médico e melhor pediatra”, escreve

Bilhota Xavier foi durante 25 anos director do Serviço de Pediatria do hospital de Leiria, instituição da qual saiu em meados de 2020 por motivos de aposentação.

Natural da Guarda, iniciou a carreira no serviço médico à periferia. Esteve depois cerca de dez anos no Hospital Pediátrico de Coimbra, antes de ingressar no hospital de Leiria, onde chegou quando estavam a ser projectadas as novas instalações. Foi director do Serviço de Pediatria, Neonatologia e Urgência Pediátrica, do Centro Hospitalar de Leiria, entre 1995 e 2020.

Ao longo da sua carreira, Bilhota Xavier desempenhou vários cargos, entre os quais o de presidente da Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente (2009-2014). No ano passado, foi nomeado pela Direcção-Geral de Saúde membro do Grupo de Trabalho Consultivo, para a elaboração do Plano Nacional de Saúde para a Segurança do Doente 2021-2026.

Já recebeu várias distinções, entre as quais, a Insígnia de Prata do Município de Leiria, em 2012, e a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, atribuída em Abril deste ano.