Viver

Biblioteca Municipal de Alcobaça aceite em rede da UNESCO

29 mai 2020 12:43

No distrito, há mais duas instituições na Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO.

biblioteca-municipal-de-alcobaca-aceite-em-rede-da-unesco
Na candidatura, a Biblioteca Municipal de Alcobaça assume-se "como num organismo vivo que alargou os seus limites de actuação".
CM de Alcobaça

A Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA) é o mais recente membro da Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO. A integração na rede foi confirmada no passado dia 20, anuncia a Câmara de Alcobaça, em comunicado.

Criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aquela rede visa encorajar as bibliotecas que se encontram abertas ao público a realizar actividades em domínios como a promoção dos direitos humanos, da paz, da diversidade cultural e do diálogo intercultural, a protecção do ambiente e a luta contra o analfabetismo, entre outros.

A candidatura da BMA foi submetida no passado mês de Abril, tendo por base “um conjunto de actividades desenvolvidas pela instituição que dão resposta directa aos propósitos defendidos por esta rede”.

Com a integração da BMA, sobe para 43 o número de bibliotecas portuguesas que fazem parte da rede, onde se incluem a Biblioteca Municipal da Batalha e a Biblioteca Municipal Simões de Almeida Tio, em Figueiró dos Vinhos.

Naquela nota de imprensa, a Câmara cita o texto da candidatura, segundo o qual hoje a BMA “é num organismo vivo que alargou os seus limites de actuação, saindo fora de portas”.

O texto sublinha ainda a aposta da instituição em “ir ao encontro de grupos específicos ou de contextos particulares, como as IPSS, os mercados municipais, os lares e os jovens”, através de novos projectos e iniciativas “com o propósito de incluir todas as franjas da comunidade”.

Na candidatura, a BMA apresenta-se também como “a intermediária entre escolas e comunidade, criando pontes entre públicos de várias faixas etárias, como por exemplo os encontros entre as crianças/jovens e os seniores”.

Citada pelo comunicado da Câmara, a vereadora da Cultura e Educação, Inês Silva, considera que, com a integração nesta rede, “o Município de Alcobaça obtém desta forma o devido reconhecimento por todo o trabalho, esforço e dedicação levado a cabo no sentido de fazer da Biblioteca Municipal uma peça central na vida comunitária local”.

“Ao longo dos anos, temos cumprido um extenso plano de promoção da leitura, estímulo pela fruição cultural, debate de ideias sobre as principais questões sociais, entre muitas outras actividades dirigidas às mais diversas faixas etárias e grupos sociais. A Biblioteca Municipal está de parabéns”, reforça a vereadora.