Covid-19

Batalha vai testar mais de 700 crianças e jovens do concelho

8 dez 2021 11:24

Iniciativa decorre amanhã e sexta-feira

batalha-vai-testar-mais-de-700-criancas-e-jovens-do-concelho
Acção visa acautelar eventuais situações de surto
Ricardo Graça/Arquivo

Mais de 700 crianças e jovens da Batalha do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico vão ser testados amanhã e sexta-feira, dias 9 e 10 de Dezembro, nas escolas do concelho, numa acção da Unidade de Saúde Pública do ACES Pinhal Litoral com o apoio da Câmara Municipal da Batalha e do Agrupamento de Escolas, informa a autarquia.

"Os testes a administrar, de detecção rápida, visam acautelar potenciais situações de surtos de infecção na comunidade escolar, uma das mais vulneráveis atendendo à não cobertura vacinal desta população", realça o município.

"Esta medida surge devido à deteção de diversos casos positivos entre os alunos das escolas da região, pelo que se afigura da máxima importância proceder a esta operação de testagem, salvaguardando também a segurança das respetcivas famílias podendo, inclusive, antecipar o surgimento de eventuais surtos", justifica a autarquia.

Entende Raul Castro, presidente da Câmara da Batalha, que “esta operação de testagem que envolve os alunos do Agrupamento de Escolas se revela da maior importância face à deteção de eventuais surtos de contágio nesta comunidade”.