Viver

Batalha: Mosteiro com mais serviço educativo estreia hoje ciclo de 2024

6 jan 2024 10:00

Este sábado decorre a conversa e visita “Construir na Idade Média” para maiores de 12 anos

batalha-mosteiro-com-mais-servico-educativo-estreia-hoje-ciclo-de-2024
A direcção do Mosteiro da Batalha continua a investir na captação de novos públicos
Ricardo Graça/Arquivo

“Um programa recheado”, comenta o director do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo, sobre o plano de mediação cultural e serviço educativo para 2024, que se estreia já no próximo fim-de-semana.

Estão previstos novos tipos de actividade, para chegar a um público mais abrangente, com nova periodicidade e uma agenda reforçada, que, já em Janeiro, sempre ao sábado e sempre às 15:30 horas, disponibiliza conversas e visitas: “Construir na Idade Média” (dia 6), “Um cofre de beleza e Espiritualidade. Visita à Sacristia do Mosteiro da Batalha” (dia 13), “O legado de São Domingos de Gusmão” (dia 20) e “A lenda da Abóbada contada aos pequenos por Dona Filipa de Lencastre” (dia 27).

O reforço da equipa, com a participação de mais dois técnicos superiores, segundo Joaquim Ruivo, vai permitir “complementar uma dinâmica que já existia” e ampliar a oferta para os mais jovens, em especial, a faixa etária a partir dos 12 anos.

O ciclo de actividades “Viajar no Tempo e Viver o Monumento” e o ciclo de oficinas para crianças “O Mosteiro em Família” somam mais de duas dezenas de iniciativas em 2024, algumas a acontecer pela primeira vez.

De acordo com a informação já divulgada pelo Mosteiro da Batalha, destacam-se, entre outras, as propostas “A Mensagem, de Fernando Pessoa e a Dinastia de Avis”, “As mulheres de Avis e as Letras” e “A Livraria de D. Duarte”, mas, também, acções como “Uma Noite no Mosteiro da Batalha com James Murphy, William Beckford e Julia Pardoe”, “Terror no Mosteiro da Batalha: a Lenda de Frei Lourenço” ou “A Arte do Vitral”.