Desporto

Batalha investe para conquistar o andebol de praia

16 jun 2022 15:05

Município investiu 54 mil euros para construir um campo de areia perto do Mosteiro da Batalha para receber provas regionais e internacionais

batalha-investe-para-conquistar-o-andebol-de-praia
'BatalhArena' recebe hoje o primeiro jogo de andebol praia
CMB
Patrícia Carreira Gonçalves

No ano em que é cidade europeia do desporto, Leiria deixa de ser o principal palco do andebol de praia regional.

A já mítica competição da Associação de Andebol de Leiria vai passar por praias do distrito leiriense, é certo, mas a maioria das etapas disputa-se na Batalha. “Porque criou condições para isso”, sublinhou ao telefone a presidente da associação distrital.

Mais tarde, em respostas enviadas por e-mail, Ana Patrícia Dinis recordou que as etapas do circuito regional "nunca se realizaram apenas nas praias do concelho de Leiria, mas sim nas praias do distrito de Leiria, desde concelhos como Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Marinha Grande e Leiria".

Ainda sem um número de equipas participantes fechado, dado que as inscrições continuam a decorrer, a associação sublinha que "o Andebol de Praia no distrito de Leiria sempre teve grande visibilidade" e a edição deste ano "é apenas o continuar / retomar à normalidade do Circuito Regional".

"Queremos sem dúvida que Leiria continue a ser uma referência no Andebol Nacional onde inclui o Andebol de Praia", acrescenta a presidente. 

E é no distrito, mas a mais de 25 quilómetros da costa, que um município investiu 54 mil euros para construir um campo de areia e ter pela primeira vez a vertente de praia. O objectivo, explica o presidente da autarquia da Batalha, é “difundir esta modalidade no País”.

Com vista para o Mosteiro da Batalha e muito perto do centro da vila, junto à rotunda do Trujillo, a ‘BatalhArena’ conta com 500 luga- res e entrada livre para receber as provas distritais, mas também internacionais.

A estreia faz-se hoje, a partir das 20 horas, com o arranque do Torneio Internacional de Andebol de Praia que durante dois dias terá em campo as equipas nacionais, masculina e feminina, a defrontar equipas estrangeiras como a vizinha Espanha.

Depois, a partir da próxima semana, a arena vai receber três das cinco etapas do Circuito Regional de Andebol de Praia de Leiria (primeira etapa entre os dias 24 a 26; a segunda etapa de 28 a 29 deste mês e a 5 e 6 de Julho; e a terceira a 12, 13, 19 e 20 de Julho). A quarta e quinta etapas desta competição decorrem no mesmo mês, de 15 a 17 na Nazaré e de 22 a 24 na Paredes da Vitória.

Ao longo do próximo mês, o novo campo de areia da Batalha recebe também o início da prova ‘Portugal Beach Handball Tour 2022’ e ainda um torneio de futebol praia (entre os dias 5 e 13 em masculino, e no dia 23 em feminino).

“A Câmara da Batalha entende que desta organização resultam proveitos significativos para o comércio local e para a promoção externa deste território”, afirma Raul Castro ao JORNAL DE LEIRIA sobre as iniciativas organizadas em conjunto com a Associação de Andebol de Leiria e a Federação Portuguesa de Andebol.

Além disso, garante, esta aposta significa que o “andebol tem uma forte expressão neste concelho, quer através da sua prática regu- lar, quer através da realização nos últimos 25 anos de eventos expressivos ligados a este desporto, nomeadamente com diversos torneios internacionais ou, mais recentemente, em 2018, com o Encontro Nacional de Infantis”.