Sociedade

Batalha homenageou personalidades e instituições no Dia do Município

14 ago 2023 16:56

Emoção marcou a entrega, a título póstumo, da Medalha de Assiduidade e Bons Serviços a Catarina Coelho, funcionária do Município falecida recentemente.

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, recebeu a medalha de ouro do município
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, recebeu a medalha de ouro do município
Filha recebeu a medalha atribuída, a título póstumo, a Catarina Coelho
Filha recebeu a medalha atribuída, a título póstumo, a Catarina Coelho
DR
Secretário de Estado António Mendonça Mendes marcou presença na sessão solene e levou recados
Secretário de Estado António Mendonça Mendes marcou presença na sessão solene e levou recados

O Município da Batalha homenageou, esta manhã, personalidades, empresas e associações pela sua acção cívica e contributo para o desenvolvimento do concelho.

A entrega dos galardões decorreu na sessão solene do Dia do Município, onde se viveu um momento de emoção, com a atribuição, a título póstumo, da Medalha de Assiduidade e Bons Serviços (grau cobre) a Catarina Coelho, funcionária do município falecida recentemente. O galardão foi recebido pela filha da homenageada, com a plateia a aplaudir de pé. O mesmo galardão, recebeu Alfredo Paraíso, que distinguido com o grau ouro pelos 40 anos de serviço no município,

A mais alta distinção – Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro - foi entregue a Pedro Machado, que está a terminar o mandato como presidente do Turismo do Centro, pelo contributo na promoção do concelho e do Mosteiro da Batalha.

A associação cultural Aldeia Pintada e a Best – Escola de Triatlo da Batalha receberam a medalha de mérito desportivo e cultural (grau cobre). Este mesmo galardão foi atribuído a Catarina Ferreira, primeira violonista na orquestra Gulbenkian, e a Nádia Ribeiro, directora regional da multinacional Checkout.com para o Médio Oriente, Norte de África e Ásia Pacífico. Elza Fonseca Godfrin, antiga emigrante natural da Batalha, também viu o seu mérito distinguido, com o grau prata, pelo trabalho de promoção da cultura portuguesa em França.

A autarquia atribuiu ainda três medalhas de mérito municipal. Os distinguidos foram a empresa Gágula Gótica – Artesanato Tradicional em Pedra; João Oliveira Guerra, fundador da Pastelaria Oliveira, de portas abertas na Batalha há 52 anos; e João Rodrigues Vala, empresário da área do calçado com estabelecimento na vila há cerca de 50 anos.

Além das distinções, a sessão solene ficou marcada pelos discursos oficiais e pelos recados que o presidente da câmaram Raul Castro deixou ao Governo. O autarca pediu mais verbas para o Mosteiro, “coragem” para retirar os camiões da frente do monumento, que este ano comemora 40 anos como património mundial, e resolução do impasse em torno da Comunidade de Energia Renovável, “há seis meses a aguardar alvará”.

Presente na sessão solene, o secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, António Mendonca Mendes, ouviu os recados e, em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, prometeu levá-los aos colegas de Governo que tutelam as áreas em causa.