Sociedade

Batalha aprova orçamento de 21 milhões de euros para 2024

30 nov 2023 17:53

A proposta, que recebeu votos contra do PSD, será agora apresentada à Assembleia Municipal

batalha-aprova-orcamento-de-21-milhoes-de-euros-para-2024
Orçamento para 2024 representa um acréscimo de cerca de dois milhões de euros face ao ano anterior
Jornal de Leiria/Arquivo

O Município da Batalha aprovou esta tarde, por maioria, o orçamento para 2024, no valor de 21 milhões de euros, que representa um acréscimo de cerca de dois milhões de euros face ao ano anterior, onde se cifrou em cerca de 19 milhões de euros.

“Este aumento deve-se aos projectos que estão não só aprovados no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e que estão em curso, como à retoma de alguns projectos que se perspectivam ver concluídos. Esta alavancagem tem muito a ver também com a despesa de capital”, referiu o vice-presidente Carlos Agostinho durante a reunião de câmara extraordinária realizada esta tarde.

O orçamento prevê uma receita corrente de 14,6 milhões de euros, onde os impostos municipais representam 19% dessa estrutura global da receita, as taxas e serviços 8%, as transferências de competências nas áreas da educação, saúde e acção social um peso de 12%, entre outros.

Já a despesa corrente prevista é de 14,1 milhões de euros, com a aquisição de bens e serviços (32%) e o pessoal (27%) a assumirem um maior peso.

“É um orçamento que se encontra equilibrado, uma vez que a receita corrente é superior à despesa corrente”, considerou Carlos Agostinho.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ