Sociedade

Base de dados vai identificar "heróis" da oposição à ditadura no distrito

5 out 2023 14:00

Movimento cívico vai criar lista "tão completa quanto possível" de todos aqueles que no distrito assumiram publicamente a sua oposição ao regime de Salazar.

base-de-dados-vai-identificar-herois-da-oposicao-a-ditadura-no-distrito
Comissão executiva do projecto é composta por Acácio de Sousa, José Miguel Medeiros, Jorge Sobral e João Cunha (ausente na foto)
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Homenagear todos os que, no distrito, assumiram publicamente a sua oposição à ditadura, independentemente da forma como o fizeram, é o principal objectivo do projecto "Memória da oposição - Leiria 1945-1974", que se propõe a elaborar uma lista, em versão física e digital, com os nomes dos opositores ao regime neste círculo eleitoral.

A iniciativa partiu de um movimento cívico, cuja comissão executiva é coordenada por José Miguel Medeiros, ex-governador civil e filho e neto de opositores à ditadura. Da comissão fazem ainda parte Acácio de Sousa, antigo director do Arquivo Distrital de Leiria, João Cunha, advogado de Leiria, e Jorge Sobral, também jurista de Caldas da Rainha.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ