Sociedade

Barosa e Amor contra exploração de inertes que pode ocupar 76 hectares

24 mar 2023 15:30

Consulta pública termina esta sexta-feira, dia 24. Juntas promovem abaixo-assinado e câmara envia exposição à Direcção-Geral de Energia e Geologia a contestar o processo.

barosa-e-amor-contra-exploracao-de-inertes-que-pode-ocupar-76-hectares
População e autarcas estão convictos que a autorização de prospecção abra caminho à exploração
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

“A exploração não pode avançar. Há linhas de água na área abrangida e aldeias cheias de casas nas imediações. O dinheiro não pode valer mais do que as populações”. O desabafo é de Adriano Neto, presidente da Junta de Amor, freguesia que, a par de Marrazes e Barosa, está a promover um abaixo-assinado contra a atribuição de concessão para prospecção e pesquisa de areias e caulino (argila) naquelas localidades.

Em causa está um pedido feito pela empresa Sorgila para pesquisa numa área de 76,6 hectares, entre a Barosa e a zona do Casalito (Amor), contestada por autarcas e população. No sábado, cerca de duas centenas de pessoas participaram numa sessão de esclarecimento, onde foi aprovado um abaixo-assinado e feito um apelo à participação na consulta pública, que termina esta sexta-feira, dia 24 e cujos contribudtos devem ser feitos através do portal participa.pt.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ