Sociedade

Barco de pesca desaparece no mar e buscas já se iniciaram na Nazaré

16 dez 2022 18:21

Tripulação está incontactável desde a tarde de hoje

barco-de-pesca-desaparece-no-mar-e-buscas-ja-se-iniciaram-na-nazare
Redacção/Agência Lusa

Uma embarcação de pesca com quatro pessoas a bordo está a ser procurada pelas autoridades marítimas, alertadas pelo armador que o barco, que já deveria ter voltado ao Porto da Nazaré, se encontra incontactável.

Segundo um comunicado da Marinha, as buscas estão a ser coordenadas através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, que procuram localizar uma embarcação de pesca "Letícia Clara", com quatro tripulantes a bordo, cujo último contacto ocorreu esta manhã, pelas 8 horas.

A nota de imprensa acrescenta ainda que a embarcação de pesca saiu hoje, cerca da meia-noite, da Figueira da Foz e a sua área de operação seria entre a Figueira da Foz e a Nazaré. 

Para a área de buscas foram já empenhados meios da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente duas embarcações das capitanias dos portos da Figueira da Foz e da Nazaré, uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, a corveta João Roby, da Marinha Portuguesa.
 
Por terra também já estão a participar nas buscas equipas da Polícia Marítima e da Guarda Nacional Republicana.
 
Os quatros tripulantes, todos do sexo masculino, são naturais de Portugal, de Marrocos e dois de nacionalidade Indonésia.

O capitão do Porto da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, disse à Lusa que o barco de pesca “saiu para a faina às 00:05 horas de hoje e ainda não voltou ao Porto, tendo o armador dado o alerta, às 16 horas, por não conseguir contactar a tripulação, via telemóvel".

De acordo com o responsável pela Capitania da Nazaré, “ainda é prematuro dizer que a embarcação está desaparecida, porque pode encontrar-se numa zona sem cobertura de rede”, mas, admitiu que as tentativas para contactar a embarcação via rádio “também se revelaram infrutíferas”.

Na área da Capitania da Figueira da Foz estão também empenhadas equipas de busca em terra e no mar, entre as quais a “embarcação com capacidade oceânica “Patrão Macatrão”, informou Mário Lopes Figueiredo.

De acordo com o mesmo responsável, “largou do Porto de Setúbal o NRP João Roby”, que se juntará às buscas e foi também accionado um avião da Força Aérea (um C295) “com capacidade para efectuar buscas já no arco noturno”.