Sociedade

Banhos interditos na Praia da Vieira e desaconselhadas actividades no Rio Lis

13 ago 2025 14:43

Situação provocada pela avaria na estação elevatória de Monte Real

banhos-interditos-na-praia-da-vieira-e-desaconselhadas-actividades-no-rio-lis
.
DR.

A Águas do Centro Litoral (AdCL) divulgou uma avaria na estação elevatória de Monte Real, o que impede a passagem de efluentes para a ETAR do Coimbrão.

Segundo o Município de Leiria, "esta situação leva a que as descargas de emergência sejam feitas para o Rio Lis, estando já diversas entidades avisadas.".

Assim, prossegue, "a água do rio não estará em condições para ser utilizada para qualquer fim. Por isso, recomendamos que evite qualquer actividade que envolva o rio, a jusante da Serra de Porto do Urso, incluindo: captações para rega, banhos, pesca".

"A AdCL informa também que está a procurar resolver o problema com a máxima celeridade possível. O Município está a acompanhar a situação, mantendo monitorização do Rio Lis e articulação com AdCL e Juntas de Freguesia", refere ainda.

O Município da Marinha Grande informa também que está a acompanhar, em articulação com as diversas entidades competentes e com o Ministério do Ambiente, a situação decorrente da avaria na Estação Elevatória de Monte Real (EEB7), localizada em Várzeas, Monte Real (Leiria), da AdCL.

A avaria obrigou à activação de sistemas de descarga de emergência no Rio Lis e numa vala de rega adjacente, conforme reportado à Agência Portuguesa do Ambiente e à Associação dos Regantes do Vale do Lis.

Por precaução, realça, e enquanto decorrem as reparações, a Capitania do Porto da Nazaré determinou a interdição temporária dos banhos na Praia da Vieira. Estão igualmente proibidas todas as actividades no Rio Lis.

"A AdCL está a desenvolver todos os esforços técnicos e logísticos para resolver a avaria com a maior celeridade possível, de forma a repor a normalidade do serviço e minimizar o impacto ambiental. O município continuará a acompanhar a evolução da situação junto das entidades competentes, informando a população de qualquer actualização relevante, nota ainda a Câmara da Marinha Grande.