Sociedade

"Banco da Amizade" é a nova atracção de aldeia de Ansião

23 jul 2022 11:58

Iniciativa do projecto Museu na Aldeia, inspirada na peça “David´s Bench” que se encontra no Centro de Artes das Caldas da Rainha.

banco-da-amizade-e-a-nova-atraccao-de-aldeia-de-ansiao
Instalação do banco teve lugar esta sexta-feira, numa sessão que contou com a participação da comunidade local
DR

Quem visitar a aldeia de Ateanha, na freguesia de Alvorge, no concelho de Ansião, tem agora uma nova forma de observar a paisagem envolvente: sentado no "Banco da Amizade", uma peça em pedra colocada, esta sexta-feira, numa das entradas da povoação.

É mais uma iniciativa do projecto Museu na Aldeia, desenvolvido pela SAMP - Sociedade Artística e Musical dos Pousos, que, no ano passado, levou a Ateanha a peça “David´s Bench” ("Banco de David", em Português), uma escultura em mármore feita pela artista alemã Susanne Paucker que se encontra no Centro de Artes das Caldas da Rainha.

Após o contacto com a peça, "a comunidade decidiu que a obra a ser concretizada para a aldeia seria igualmente um banco", explica uma nota de imprensa da Câmara de Ansião.

Uma pedra serviu de inspiração para a concepção desta obra colectiva, que resultou de um trabalho arquitectónico "com recurso a tecnologia inovadora". Segundo aquele comunicado, a elaboração da peça contou com o apoio do Politécnico de Leiria, que permitiu a utilização de tecnologia de impressão aditiva em betão e de moldes feitos com recurso à fresadora CNC, "o que lhe confere uma grande singularidade".

Depois de ter estado em exposição no Centro de Artes de Caldas da Rainha, o "Banco da Amizade", encontra-se agora no seu local definitivo, a entrada da aldeia de Ateanha, para "permitir aos visitantes deslumbrar-se com a paisagem envolvente".

A instalação da peça teve lugar esta sexta-feira, num momento que juntou a comunidade local, elementos da SAMP, a vereadora da Cultura de Ansião, Cristina Bernardino, e o presidente da Junta de Freguesia Alvorge, Carlos Anastácio. O padre da paróquia, João Dias, participou também na sessão, por videoconferência.