Sociedade

Baleia com 39 toneladas dá à costa em Salir do Porto, Caldas da Rainha

27 jul 2021 14:56

Animal estava morto e foi removido para o porto da Nazaré. Esta tarde, decorrerão operações para a retirada da baleia do local.

Uma baleia morta, com quase 19 metros de comprimento e 39 toneladas, está, desde ontem à tarde, no porto da Nazaré, depois de ter sido retirada das rochas da praia de São Romeu, junto a São Martinho do Porto. O animal será removido esta tarde, estando já no local o transporte contratado para o efeito.

O comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques, conta que o alerta para a Polícia Marítima foi dado ontem de amanhã, pelas 7:30 horas, a partir de uma embarcação que andava à pesca,

A baleia “encontrava-se arrojada, junto às rochas, na praia de São Roque, em Salir do Porto [Caldas da Rainha]”, relata o comandante, que acabou por determinar a remoção do animal para o porto da Nazaré, onde “há melhores condições” para a sua retirada de água. A carcaça do animal será encaminhada para incineração.

Essa operação decorrerá durante a tarde de hoje, na sequência de diligências tomadas pela Câmara de Caldas da Rainha, nomeadamente através do coordenador municipal de Protecção Civil. “É aos municípios que cabe a responsabilidade da remoção de animais arrojados”, explica Zeferino Henriques.

A operação de reboque da baleia da praia de São Roque até ao porto da Nazaré envolveu cerca de uma dezena de pessoas, apoiadas por duas lanchas, uma da estação salva-vidas da Nazaré e outra da Polícia Marítima, e por elementos dos bombeiros de São Martinho do Porto.

Os trabalhos têm sido acompanhados por uma equipa do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos situado em Ílhavo, Aveiro, que irá agora apurar as causas da morte da baleia.