Sociedade

Balcão Único do Prédio abre amanhã em Alcobaça

13 nov 2022 12:00

Espaço funcionará no edifício da Biblioteca Digital, no Jardim do Tribunal

balcao-unico-do-predio-abre-amanha-em-alcobaca
Alcobaça
Ricardo Graça/Arquivo

A partir da próxima amanhã, dia 14 de Novembro, a Câmara Municipal de Alcobaça disponibiliza o Balcão Único do Prédio (BUPi), no edifício da Biblioteca Digital, situado no Jardim do Tribunal (Praça João de Deus Ramos), anuncia a autarquia.

"O BUPi é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto-piloto em dez municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o País, nomeadamente na cidade de Alcobaça", contextualiza a câmara.

Através deste balcão, os proprietários podem "localizar e registar os seus terrenos de forma gratuita", salienta.

"Os direitos de propriedade só ficam garantidos com o registo dos terrenos na conservatória do registo predial. A simples inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a segurança e protecção dos direitos de propriedade. Para que o registo seja gratuito, deve apresentar a localização da sua propriedade, identificando-a através do desenho dos limites antes de fazer o registo", adverte a câmara.

"O registo dos seus terrenos poderá ser feito online - https://bupi.gov.pt/ - ou presencialmente, no seu BUPi local", informa ainda.

“Este balcão, juntamente com a respectiva plataforma digital, alarga o leque de serviços disponibilizados no território do concelho, em matéria de registos e gestão da propriedade. Trata-se de um serviço essencial para os nossos munícipes que contam agora com ainda mais apoio e atendimento de qualidade”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

O BUPi estará disponível das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, sendo que amanhã, dia 14 de Novembro, o balcão só estará aberto a partir das 14 horas, faz saber a autarquia.