Economia

Bairros comerciais digitais: região de Leiria quer investir 7,5 milhões de euros

1 mai 2022 11:46

Programa tem como objectivo apoiar a transição digital, bem como a competitividade e resiliência do comércio e serviços e dos territórios

bairros-comerciais-digitais-regiao-de-leiria-quer-investir-75-milhoes-de-euros
Leiria - Bairro Digital é a candidatura que prevê maior investimento
DR

A região de Leiria apresentou nove candidaturas de manifestação de interesse de investimento em bairros comerciais digitais, através de consórcios que envolvem as associações empresariais, entre outras entidades, e que prevêem um investimento global superior a 7,5 milhões de euros.

A manifestação de interesse para o desenvolvimento de projectos no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais, iniciativa no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, terminou este sábado.

O programa entende estes bairros comerciais digitais como “estruturas comerciais suportadas num ambiente tecnológico avançado”, considerando-os uma “medida catalisadora do crescimento económico”, aponta uma nota da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que acompanhou e integra vários consórcios.

O consórcio Leiria – Bairro Digital, liderado pelo Município de Leiria, e que integra a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Acilis – Associação Comercial de Leiria, a Startup Leiria e ainda a CIMRL, “representa o maior investimento, de 1,3 milhões de euros, suportado em acções inovadoras e que prevê dinamizar a digitalização de 331 entidades (comércio/ serviços), distribuídas por cerca de 50 ruas e praças da cidade de Leiria”.

Os demais projectos representam investimentos na ordem do milhão de euros, sendo que apenas os projectos coordenados pelos municípios de Castanheira de Pera e Batalha apresentam candidaturas de valor mais reduzido, representando, respectivamente, investimentos de 480 mil e de 530 mil euros, adianta a CIMRL.

A iniciativa Bairros Comerciais Digitais prevê o acesso a diferentes tipologias de investimento com o objectivo de apoiar a transição digital, bem como a competitividade e resiliência do sector do comércio e serviços e dos territórios.

Apoia acções de digitalização dos operadores económicos, dos modelos de negócios e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

Através da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) vai disponibilizar 52,5 milhões de euros para apoiar, até 2025, o desenvolvimento de pelo menos 50 bairros comerciais digitais.