Sociedade

Avança a estabilização das arribas da Nazaré

24 jun 2021 11:05

Consignação da obra pode acontecer até ao final do ano

avanca-a-estabilizacao-das-arribas-da-nazare
Queda de blocos de pedra está a preocupar habitantes e município
Ricardo Graça/Arquivo

Foi lançado o concurso público para a empreitada de Estabilização das Arribas da Nazaré, no Sítio e da envolvente da Plataforma Superior do Ascensor.

A intervenção conta com um valor base de 1.697.400 euros.

Segundo a autarquia, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente anunciou a abertura deste procedimento no dia 21 de Junho e irá receber as propostas para a intervenção até a 21 de Julho.

Em comunicado, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, afirmou que “está dado um passo decisivo numa luta que temos vindo a travar desde o início do primeiro mandato para que as arribas do Sítio, em particular as que estão por cima do Ascensor, possam ser intervencionadas, uma vez que a erosão das mesmas salientou os riscos que colocam à segurança de habitantes e visitantes".

A queda de blocos suspensos e o perigo para a segurança de pessoas bens têm sido preocupações colocadas, pelo município às entidades com responsabilidades de tutela no ambiente.

Em Abril de 2018, recorda a Câmara da Nazaré, estiveram na origem de uma paragem prolongada do ascensor após a detecção de queda de inertes para a zona da linha.

A APA reconhece que as quedas de blocos suspensos constituem o principal fenómeno de instabilidade de vertentes observados nas arribas da praia da Nazaré.

Adicionalmente, verificam-se ainda, fenómenos localizados de desmoronamento/derrocada de massas desagregadas de rocha e escorregamento e ravinamento.

A queda de blocos tem a sua principal origem nas cotas superiores das arribas, nas bancadas calcárias em consola sobre as quais se constitui a malha urbana do Sítio da Nazaré, a cerca de 100 metros de altura do areal da praia da Nazaré.

“Torna-se necessária uma intervenção com medidas de estabilização definidas em conformidade com as condições locais reconhecidas nas zonas do talude interessando, directamente, o trecho sobrejacente ao Túnel do Ascensor da Nazaré e o trecho subjacente ao miradouro, de modo a garantir condições de segurança nessa zona”, refere uma nota da APA.

O prazo total de execução dos trabalhos é de 240 dias, a contar da data da sua consignação, que se prevê que aconteça até ao fim do ano, após a obtenção do visto do Tribunal de Contas.

O investimento será suportado a 85% por fundos comunitários, do POSEUR.