Viver

Autores no Folio debatem o fim, o amor, o desejo, a utopia, a memória, os populismos e o invulgar

13 out 2023 09:46

O ministro da Cultura visita esta sexta-feira o Festival Literário Internacional de Óbidos

autores-no-folio-debatem-o-fim-o-amor-o-desejo-a-utopia-a-memoria-os-populismos-e-o-invulgar
A oitava edição está a decorrer desde ontem
CMO

As primeiras mesas com autores da edição de 2023 do Folio têm lugar esta sexta-feira na Tenda Vila Literária: pelas 18 horas, o ficcionista e ensaísta inglês Geoff Dyer e o escritor João Tordo conversam sobre o tema “Fim”, e, depois das 21 horas, a escritora brasileira Carla Madeira e a jornalista e romancista argentina Mariana Enríquez falam acerca do “Amor”.

Hoje, durante a tarde, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visita o Festival Literário Internacional de Óbidos.

As mesas com autores prosseguem amanhã, sábado, e juntam Maria do Rosário Pedreira com José María Micó, Hervé Le Tellier com Julia Navarro e Terry Eagleton com Pedro Mexia, para debaterem, respectivamente, o “Desejo”, a “Utopia” e o “Pensamento Crítico”.

No domingo, mais três encontros: os “Populismos”, a “Memória” e o “Invulgar” são o mote para a troca de argumentos de Rui Tavares com Antonio Scurati, Vigdis Hjorth com Beatrice Salvioni e Marta Pais Oliveira com An Yu.

Do restante programa, destaque, no sábado, para a mesa redonda a partir do livro As Forças Armadas Portuguesas e o Estado, de Lawrence S. Graham, terceiro volume da colecção O 25 de Abril Visto de Fora, da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, com António Costa Pinto, Bárbara Bulhosa, Maria Inácia Rezola, Luís Nuno Rodrigues e Telmo Faria.

Ainda no sábado, são entregues dois prémios: o PNI – Prémio Nacional de Ilustração (antes da inauguração da exposição PIM! – Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo – O Risco de Ler Devagar) e o Prémio Fernando Leite Couto, este ano atribuído a Gibson João José e Óscar Manuel Fanheiro.

No domingo, o Folio recebe o ministro da Educação, João Costa, no encerramento do seminário internacional Riscos da Educação.

Nestes três dias, estarão presentes em Óbidos, entre outros, Jorge Carrión, Ferreira Fernandes, Nuno Saraiva, Sérgio Godinho, Luís Afonso, Ana França, Luciano Alvarez, Ondjaki, Filipe Homem Fonseca, Capicua, Gregorio Duvivier, André Carrilho e Francisco Louçã.

No palco Inatel, haverá concertos de Anaquim, Daniel Pereira Cristo e Amélia Muge.