Economia

Automóvel, a "galinha dos ovos de ouro" do Orçamento do Estado

16 abr 2016 00:00

Está a pensar comprar um carro novo este ano? Prepare-se para pagar mais por ele

automovel-a-galinha-dos-ovos-de-ouro-do-orcamento-do-estado-3741
Raquel de Sousa Silva

Com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE), no início deste mês, a fiscalidade sobre os automóveis agravou-se. Por isso, tanto fica mais cara a viatura como os impostos anuais associados.

O Imposto sobre Veículos (ISV), pago aquando da primeira matrícula, é um dos que subiram. A actualização na componente cilindrada é de 3%, enquanto os aumentos associados à componente ambiental variam entre os 10% e os 20%.

Ou seja, quanto maior a cilindrada e os valores da emissão de CO2 maior o imposto. Mas também o Imposto de Selo e o Imposto Único de Circulação (IUC) aumentaram.

“A verdade é que o automóvel continua a ser o grande contribuinte do OE. É a galinha dos ovos de ouro. Mas já está depenada, e o receio é que a matem”, afirma Nuno Roldão.

O responsável pela Lubrigaz, concessionário Audi e Volkswagen em Leiria e Caldas da Rainha, e também da Skoda e da VW Veículos Comerciais na cidade do Lis, considera que o sector “está na expectativa” e a tentar “arranjar ferramentas” para lidar com o agravamento da fiscalidade.

Devido à subida do Imposto de Selo, também os seguros passarão a custar mais. Assim como será mais caro comprar carro com recurso a crédito. Em Março, antes da entrada em vigor do OE, notou-se um aumento das vendas, sobretudo da marca Audi, que é entre as marcas representadas pela Lubrigaz aquela em que o agravamento da fiscalidade mais impacto tem, aponta aquele responsável.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.