Sociedade

Aurélio Ferreira atribui pelouros ao PS e garante maioria

18 out 2021 22:13

O presidente reconheceu que “a equipa dos seis vereadores hoje empossada é composta por gente muito competente”.

aurelio-ferreira-atribui-pelouros-ao-ps-e-garante-maioria
Aurélio Ferreira tomou hoje posse como presidente da Câmara da Marinha Grande
Ricardo Graça

O presidente da Câmara da Marinha Grande, eleito pelo movimento +MpM, anunciou hoje que chegou a acordo com os vereadores do PS para lhes atribuir pelouros e assegurar a maioria no executivo.

“Deixo uma nota de regozijo e de agradecimento aos eleitos do PS, que mostraram disponibilidade para ir trabalhar connosco na câmara, num projecto colectivo de política. Obrigada por isso”, revelou Aurélio Ferreira no seu primeiro discurso enquanto presidente do Município da Marinha Grande.

O autarca garantiu ainda que vai assumir compromissos com todos os vereadores eleitos e garantiu que tudo fará para que “impere o diálogo” durante o mandato que hoje iniciou, “para que se possa recuperar o tempo perdido e conduzir o concelho rumo ao desenvolvimento”.

“Queremos assumir compromissos com todos os eleitos, pois a eventual ou hipotética falta de união e coesão no executivo não nos levará a parte nenhuma, levará apenas a perda de tempo e à não resolução de problemas”, sublinhou Aurélio Ferreira, na cerimónia de tomada de posse dos órgãos municipais da Marinha Grande.

Liderando a coligação independente Movimento pela Marinha/+Concelho, o presidente reconheceu que “a equipa dos seis vereadores hoje empossada é composta por gente muito competente”.

“O trabalho que temos pela frente é árduo. Sem perdas de tempo vamo-nos empenhar com todas as nossas forças para atingir o sucesso que a terra merece”, acrescentou.

Aurélio Ferreira frisou ainda que “o foco será sempre o de criar condições para quem cá vive se sinta feliz, atrair novos moradores e apoiar as empresas que cá estão, ou cá se querem instalar, criando emprego de qualidade e bem remunerado”.

O autarca alertou ainda para a necessidade de “responder às necessidades imediatas, sem, contudo, comprometer o futuro”.

“Para isso, precisamos de reorganizar as competências da câmara colocando-as ao serviço dos munícipes, tratar do ambiente, de garantir a segurança, de contribuir para um justo equilíbrio social, de assegurar que todos podem fruir da terra”, acrescentou, ao afirmar que pretende uma “comunidade disponível para as empresas, para as famílias, incentivando os jovens e cuidando dos idosos”.

Um dos objectivos do novo presidente é “cooperar com os municípios vizinhos para engrandecer a região numa saudável competição, mas desejável harmonia, que trará visibilidade, melhor emprego e excelentes condições de vida à Comunidade Intermunicipal onde nos inserimos”.

O presidente prometeu concluir projetos, como a adutora Picotes-Marinha; a creche do edifício da Ivima, a rede de abastecimentos de água na zona de Picassinos e Amieira, o saneamento na Amieira, a requalificação da Rua do Sol, a requalificação do parque da Passagem, a Rua das Chedas, a reabilitação da rede viária, a reabilitação do espaço público no Casal de Malta.

“Outros haverá para lançar e realizar ao longo do mandato, como a piscina, que esperamos ultrapassar os problemas da contratação pública e dos seus cada vez mais complexos e burocráticos caminhos”, adiantou. Aurélio Ferreira pretende ainda “promover a Marinha Grande como cidade tecnológica no meio da natureza, e, desta forma, atrair quadros qualificados e investidores”.

Nas últimas eleições autárquicas, o MpM+ conquistou três mandatos, o PS e o CDU dois, cada um.

O novo presidente da Assembleia Municipal é Aníbal Curto Ribeiro.