Desporto

Atletas do Trampolins Clube de Leiria representam Portugal no Europeu, em Sochi

29 abr 2021 11:24

Evento realiza-se entre 29 de Abril e 2 de Maio

Jacinto Silva Duro

Hoje, quinta-feira, dia 29 de Abril, às 13:20 horas de Portugal, Diana Silva e Rita Vieira vão estrear-se no Campeonato Europeu de Trampolim, Tumbling e Trampolim Duplo Mini, em Sochi, na Rússia.

As duas competem em trampolim individual e sincronizado, juntamente com Martim Lavado, em duplo-mini trampolim, todos juniores do Trampolins Clube de Leiria (TCL), e integram a participação nacional em Sochi.

O processo de qualificação deveria ter encerrado em 2020 e o Campeonato da Europa de trampolins, organizado pela Federação Europeia de Ginástica, estava previsto acontecer no ano passado, em Gotemburgo, na Suécia, mas a pandemia obrigou a um adiamento de um ano e a mudar o local.

“Mesmo assim, conseguimos garantir dois lugares no trampolim individual, com a Diana e com a Rita, que também irão competir em sincronizado. Prevê-se que possamos ter o acesso possivelmente à final... e, aí, tudo é possível”, prevê Rui Branco.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o treinador diz que os atletas se sentem “extremamente motivados”.

“O ambiente de um campeonato da Europa é algo que tem muito impacto nestes jovens. Partilharam connosco que está a ser a experiência de uma vida. Afinal, estão a saltar e a treinar ao lado dos seus ídolos, os melhores atletas europeus da modalidade.”

O preparador compara a experiência como se um jovem jogador de futebol tivesse a oportunidade de treinar, receber conselhos e partilhar experiências com Cristiano Ronaldo. “É uma aprendizagem fantástica. Para eles e para mim.”

Rui Branco sublinha que a participação do clube de Leiria, cuja formação descreve como sendo de “alta competição”, servirá como alento para elevar a fasquia do TCL e do seu próprio trabalho.

“Em 2018, pela primeira vez desde que o clube foi fundado, a atleta Maria Carvalho (júnior duplo mini trampolim) foi a nossa primeira a participar num campeonato da Europa, tendo sido vice-campeã europeia por equipas. Agora, em 2021, conseguimos levar três atletas, uma delas numa modalidade olímpica”, recorda, sublinhando o importante apoio dos pais e do Município de Leiria.

A participação dos atletas nacionais pode ser seguida, em directo, até ao dia 2 de Maio, através do canal de Youtube do Campeonato Europeu de Trampolim, Tumbling e Trampolim Duplo Mini.

Assista à competição em https://www.europeangymnastics.com.