Sociedade

Associações sectoriais e Politécnico de Leiria articulam recolha e produção de equipamento de protecção individual

23 mar 2020 20:31

Pedem às empresas com capacidade produtiva de óculos de protecção, toucas, batas, fatos e máscaras para entrar em contacto

associacoes-sectoriais-e-politecnico-de-leiria-articulam-recolha-e-producao-de-equipamento-de-proteccao-individual

Ao longo dos últimos dias, o Politécnico de Leiria e as associações sectoriais com sede na região de Leiria receberam “indicações de muitas empresas a perguntar como podem ajudar” neste momento sensível.

Acilis (Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós), ARICOP (Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas de Leiria), APIP (Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos), Cefamol (Associação Nacional da Indústria de Moldes), Centimfe (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos), Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria) e o instituição de ensino superior decidiram, pois, unir-se para “dar uma resposta a estas necessidades e propõem-se trabalhar conjuntamente na solução dos problemas mais prementes.

“O primeiro é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s)”, para hospitais, bombeiros, centros de saúde, lares e outras instituições de apoio, avançam, em comunicado. Máscaras, viseiras, fatos, batas plásticas, toucas e protecções de pés e pernas em material descartável são as prioridades nesta fase.

Para isso, solicitam “apoio a todas as empresas que possam disponibilizar este tipo de material e que o possam ceder a estas instituições, para colaborar nesta iniciativa”.

A Nerlei (Av. Bernardo Pimenta, Ed. Nerlei, Leiria) e o Centimfe (Zona Industrial do Casal da Lebre, Rua da Espanha, Lote 8, Marinha Grande) terão as suas instalações abertas e disponíveis para receber todos estes donativos e, posteriormente, os reencaminhar para quem mais necessite.

Pedem ainda para serem contactadas pelas empresas que tenham capacidade produtiva destes materiais, de forma a articular a produção, e por quem tenha capacidade de reconversão ou capacidade de iniciar um negócio nesta área, de forma a estruturar os apoios existentes para esse fim.