Economia

Associação dos Produtores de Leite de Portugal participa hoje em manifestação em Paris

26 fev 2024 09:15

Associação sediada em Alcobaça participa esta manhã em "marcha branca" em França

associacao-dos-produtores-de-leite-de-portugal-participa-hoje-em-manifestacao-em-paris
Associação reclama agricultura mais justa
Ricardo Graça/Arquivo

A Aprolep - Associação dos Produtores de Leite de Portugal, sediada em Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, manifesta-se esta manhã em Paris, "em comunhão com produtores europeus por uma agricultura mais justa".

Em comunicado, a Aprolep informa que participa nesta segunda- feira, dia 26, entre as 11 e as 14 horas (hora local), numa manifestação europeia de produtores de leite, com conferência de imprensa e “marcha branca” no Salão Internacional da Agricultura de Paris (SIA).

Nesta acção, convocada pela APLI (Association des Producteurs de Lait Indépendants), a Coordination Rurale (CR), a FaireFrance, o European Milk Board (EMB), vão participar organizações de produtores de leite de outros países europeus.

A Aprolep considera que "o sistema agrícola europeu está a atravessar uma grande crise. Este facto é evidente nos actuais protestos dos agricultores em toda a Europa".

No entanto, salienta, "esta crise não afecta apenas os agricultores. Tem também um impacto na segurança alimentar na UE e, por conseguinte, afecta todos os cidadãos e consumidores. É importante exigir, em conjunto e de forma centralizada, preços que cubram os custos de produção para um rendimento justo", preconiza a associação.

"É necessária uma Política Agrícola Comum, mais focada na produção de alimentos e com menos burocracia. Os agricultores são os primeiros a sofrer com as alterações climáticas e são os naturais guardiões do meio-ambiente, mas querem ser ouvidos como parte da solução.  Esta acção comunicará, portanto, um apelo comum a uma agricultura justa para todos os sectores", remata a associação.