Sociedade
Associação ambientalista denuncia abate de “centenas” de sobreiros no norte do distrito
Em causa, estão trabalhos de limpeza levados a cabo pela e-Redes, no âmbito da gestão de faixas de combustível, na envolvente às redes eléctricas

A Iris – Associação Nacional de Ambiente denúncia o abate de “centenas” de sobreiros nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Em causa, estão trabalhos de limpeza levados a cabo pela e-Redes, no âmbito da gestão de faixas de combustível, na envolvente às redes eléctricas. A empresa garante que os cortes estão autorizados pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICNF).
“O abate de exemplares da árvore nacional de Portugal [sobreiro] não só é absurda face ao perigo de incêndio, como acaba por ser um factor de acréscimo de risco ao potenciar a expansão de espécies arbóreas invasoras, entre elas as acácias, essas sim fortemente associadas a maior propagação dos incêndios”, denuncia a Iris em comunicado.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.