Sociedade

Associação alerta para avanço da duna no Samouco, que duplicou desde o incêndio de 2017 no Pinhal de Leiria

8 mai 2021 18:54

Visita ao terreno expõe avanço da duna a um ritmo de 6,5 metros por ano

associacao-alerta-para-avanco-da-duna-no-samouco-que-duplicou-desde-o-incendio-de-2017-no-pinhal-de-leiria
Acréscimo quer que zonas de protecção do Pinhal de Leiria sejam também uma prioridade
Ricardo Graça/Arquivo

O avanço da duna litoral no Samouco, entre São Pedro de Moel e Praia da Vieira, que era de três metros por ano, em média, depois do incêndio de 2003, mais do que duplicou desde o incêndio de 2017 na Mata Nacional de Leiria, e ocorre, actualmente, a um ritmo de 6,5 metros por ano, avisa a associação Acréscimo, que hoje promoveu uma visita ao local.

Mais de três anos volvidos, “não há programa de monitorização da duna frontal, o que é preocupante”, alerta Paulo Pimenta de Castro, da Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal.

“É ali que se vai travar a grande batalha em relação ao avanço da duna e à subida dos oceanos”, explica.

No Samouco, talhão 145, está localizada, segundo a Acréscimo, “a área mais importante da Mata Nacional de Leiria para a protecção e conservação da biodiversidade”, classificada como biótipo Corine pela União Europeia.

É uma faixa que decorre de intervenção artificial de engenharia e silvicultura realizada no século XIX, planeada com o objectivo de proporcionar condições para o melhor desenvolvimento dos talhões de produção de pinheiro bravo no Pinhal de Leiria.

“Seria importante intervir prioritariamente nesta zona” e “utilizar o mesmo estratagema que foi utilizado no passado”, há cem anos, diz Paulo Pimenta de Castro, com soluções leves quanto ao impacto no terreno.

Segundo o dirigente da Acréscimo, “alguns pontos sensíveis do ponto de vista da erosão eólica”, sinalizados este sábado, facilitam o avanço da duna. Consequências? “Voltarmos a ter ali uma área de deserto, uma área dunar. O que obviamente vai fazer perigar a área de produção”, conclui.

Paulo Pimenta de Castro afirma que desde o incêndio de Outubro de 2017 a zona de protecção da Mata Nacional de Leiria “tem sido preterida”, quando “devia ser prioritária”.

No Samouco, a Acréscimo denuncia, também, a proliferação de pragas e doenças. Exemplares que “não arderam no incêndio de 2017 estão praticamente todos secos”, situação potenciada pela “demora na remoção de arvoredo ardido”.