Economia

Assinado pacto para valorização da economia circular na região Centro

7 jul 2020 15:03

Entre as áreas temáticas sobre as quais incide a maioria das propostas, destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis e resíduos, entre outros

assinado-pacto-para-valorizacao-da-economia-circular-na-regiao-centro
Plásticos é uma das áreas temáticas sobre as quais incide maioria das propostas
Ricardo Graça/Arquivo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas assinaram um Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região Centro.

“Enquanto responsável pela coordenação da Agenda Regional de Economia Circular do Centro, a CCDRC desafiou os agentes regionais para assumirem o compromisso de desenvolver acções que visam a promoção de práticas circulares”, explica o organismo em nota à imprensa.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “a transição para uma economia circular é uma das grandes prioridades para a região Centro, que assumiu compromissos claros de promover um desenvolvimento económico, social e ambientalmente sustentável”.

“A mudança de paradigma que isso exige tem que ser partilhada por todos: empresas, administração, sociedade em geral, cabendo às políticas públicas o papel essencial de criar os incentivos adequados para acelerar esta transição”, defende.

Os compromissos assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objectivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular. São cerca de 230 acções com estratégias assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, ecodesign e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.

Entre as áreas temáticas sobre as quais incide a maioria das propostas destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.

As propostas incluídas no pacto serão monitorizadas por cada entidade, reportando à CCDRC, semestralmente, o ponto de situação das acções a concretizar até Junho de 2021.

Entre o total de signatários contam-se 34 municípios, quatro Comunidades Intermunicipais e uma Junta de Freguesia, 14 associações (culturais, empresariais e sectoriais), três entidades regionais, nove empresas (públicas e privadas), 10 instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos) e nove entidades ligadas ao Sistema Científico e Tecnológico, centros tecnológicos, incubadora e cluster.