Sociedade

Assinado contrato que garante investimento de 900 mil euros no Lapedo

11 jan 2024 16:56

Verba destina-se a trabalhos de “consolidação estrutural, valorização e interpretação” do sítio do Abrigo do Lagar Velho

Câmara já é proprietária do terreno onde foi descoberta a Criança do Lapedo
Câmara já é proprietária do terreno onde foi descoberta a Criança do Lapedo
Ricardo Graça
Contrato de financiamento foi assinado esta quinta-feira entre a câmara e o Estado
Contrato de financiamento foi assinado esta quinta-feira entre a câmara e o Estado
CML

Foi assinado, esta quinta-feira, o contrato de financiamento que prevê o investimento de 900 mil euros na “consolidação estrutural, valorização e interpretação” do sítio arqueológico Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, Leiria.

A sessão de outorga do contrato entre a câmara e o Estado, através do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Segundo uma nota de imprensa do município, “este contrato de financiamento, no valor de 900 mil euros, correspondente à totalidade do custo dos projectos de investimento”.

Já esta quarta-feira, o município formalizaou a compra do terreno onde foi descoberta a Criança do Lapedo, que passa agora para a propriedade do município.

Numa publicação na sua página de Facebook, o presidente da câmara frisa que esta aquisição “assume um significado especial por ocorrer no ano em que decorrem as comemorações dos 25 anos da descoberta”. É, diz Gonçalo Lopes, “um investimento enquadrado na missão, que assumimos, de preservar e de promover este achado”.

Em Dezembro, o município já tinha adquirido três terrenos no Vale do Lapedo, que totalizam cerca de 40 mil metros quadrados, com o objectivo de “contribuir para que este espaço ocupe o relevante destaque que lhe é devido no seio da paleoantropologia internacional”.