Sociedade

Assembleia vota por maioria saída de Pousos da União de Freguesias de Leiria

12 out 2023 13:38

Só 77 concelhos do País têm mais população do que a UF Leiria, Pousos, Barreira e Cortes

assembleia-vota-por-maioria-saida-de-pousos-da-uniao-de-freguesias-de-leiria

Depois de chumbada a proposta de desagregação da União de Freguesias (UF) de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes na Assembleia de Freguesia, de Dezembro de 2022, a saída de Pousos da actual União UF foi esta quarta-feira à noite aprovada por maioria, em nova reunião de Assembleia de Freguesia extraordinária.

Numa assembleia de 19 elementos, 17 votaram favoravelmente à desagregação da freguesia de Pousos da UF de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, registando-se uma abstenção e um voto contra, numa votação secreta, afirmou Nuno Martinho, presidente da mesa da Assembleia de Freguesia.

Nuno Martinho explicou que ao receber uma proposta subscrita por oito membros da assembleia para a votação da saída dos Pousos, enviou o documento para o executivo da UF, "que não se opôs" à realização de uma reunião extraordinária para auscultar os elementos de Assembleia de Freguesia.

Numa assembleia bastante participada, o processo vai agora seguir os trâmites legais. O resultado da votação já foi enviada para o presidente da Assembleia Municipal de Leiria, que remeterá também para o executivo da câmara. Após ser dado parecer, o documento seguirá para a Assembleia da República.

Se o documento for aprovado por todos antes da realização das eleições autárquicas (2025), será criada uma comissão de instalação para os Pousos, explica Nuno Martinho.

Nas próximas eleições já irão concorrer a Junta de Freguesia de Pousos e a UF de Leiria, Barreira e Cortes, separadamente.

José Cunha, presidente da actual UF, refere que esta decisão foi a “democracia a funcionar”.

O autarca reconheceu que “para o conceito que uma junta de freguesia deve ser de proximidade, a UF tem um território imenso”.

“Ao nível do concelho é a maior área geográfica e ao nível de habitantes só 77 concelhos do país têm mais população, sendo que a UF não tem os recursos humanos e financeiros de uma câmara”, revelou o presidente da UF.

Esta união é a única no distrito de Leiria que agregou quatro freguesias e a maior em população, com 34.647 habitantes.

José Cunha garantiu que sempre procurou tratar o território com “equidade”, mas reconheceu a “dificuldade” do que é estar próximo das pessoas com uma extensão tão grande.

Nuno Martinho frisou que, em 2013, as quatro freguesias foram contra a agregação, mas com o tempo, apenas os Pousos mantiveram a oposição.

Segundo a proposta, com o novo desenho territorial, a UF de Leiria, Barreira e Cortes fica com 24.013 habitantes e a Junta de Freguesia dos Pousos, com 10.634 habitantes.